Que tal fazer um balde de pipoca e maratonar filmes brasileiros que tem aquela moral - até fora do país? Esta quarta-feira, 19 de junho, é a data perfeita para isso, pois é quando comemoramos o dia do Cinema Brasileiro.
Pensando em exaltar ainda mais a cultura BR, o Portal MASSA! criou uma lista de indicações recheada de produções indicadas e vencedoras de prêmios gringos, que ajudam a provar que a terra canarinha não vive só de futebol e samba.
Então, relembre (e maratone) os principais longas brasileiros mundialmente reconhecidos:
Central do Brasil (1998)
Disponível na Netflix, Globoplay e Prime Video.
Esse clássico carrega uma das (ou talvez a maior) polêmica do mundinho do Cinema: Fernanda Montenegro deveria ter ganhado o Oscar? Central do Brasil (1998) foi a primeira produção brasileira a receber o Urso de Ouro, do Festival de Berlim, e foi marcado pelas indicações de Melhor Filme e Melhor Atriz (com Fernanda Montenegro) no Oscar de 1999.
Infelizmente a estatueta mais cobiçada de Hollywood não veio para nossas terras, mas o filme conseguiu ganhar um BAFTA (Melhor FIlme em Língua Não Inglesa), um Globo de Ouro (Melhor Filme em Língua Estrangeira) e dois prêmios no National Board of Review (Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz).
O Menino e o Mundo (2013)
Disponível na Globoplay
O filme fofo dirigido por Alê Abreu ajudou o Brasil a conquistar uma marca jamais alcançada. Indicado para o Oscar de Melhor Animação, a produção encheu os brasileiros de esperança, mas, infelizmente, a estatueta foi para “Divertida Mente”. Apesar da derrota, não ficamos por baixo: “O Menino e o Mundo” ganhou o prêmio de Melhor Animação Independente no Annie Awards, considerado o Oscar da animação mundial.
O Cangaceiro (1953)
Disponível no YouTube
Nem os 70 anos de lançamento são capazes de desfazer a grandiosidade de uma produção como “O Cangaceiro”. Considerado o primeiro filme brasileiro a ganhar prestígio internacional, o longa foi considerado o “Melhor Filme de Aventura” Festival Internacional de Cannes, além de arrematar o prêmio de “Melhor Trilha Sonora”.
O Pagador de Promessas (1962)
Disponível na Globoplay e Prime Video
Única produção sul-americana a conquistar a Palma de Ouro do Festival de Cannes, “O Pagador de Promessas” segue sendo uma obra consagrada. Esse não podia ficar de fora!
Cidade de Deus (2002)
Disponível na Netflix, Globoplay e Prime Video
Considerado o 6º melhor filme de ação (The Guardian) e o 7º melhor filme do cinema mundial (Empire), “Cidade de Deus” é um daqueles filmes inesquecíveis, mas que sempre pedem pra ser reassistidos. O longa dirigido por Fernando Meirelles foi indicado à quatro categorias do Oscar (Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia), porém, infelizmente, não levou nenhuma.
O Quatrilho (1995)
Disponível no Globoplay e Prime Video
Estrelado por Glória Pires, Patricia Pillar, Alexandre Paternost e Bruno Campos, “O Quatrilho” foi indicado ao Oscar em 1996 e também entra na lista dos injustiçados. Apesar disso, venceu as categorias de Melhor Atriz (Glória Pires), Melhor Direção de Arte e Melhor Música no Festival de Havana.
Tropa de Elite (2007)
Disponível na Netflix, Prime Video e Globoplay
O filme “osso duro de roer” foi bem recepcionado não apenas pelos brasileiros, mas principalmente pela imprensa internacional. “Tropa de Elite” também conseguiu alcançar a premiação mais cobiçada do Festival de Berlim, o Urso de Ouro.