O minidocumentário In-Nilè, que aborda as vivências de pessoas trans nos terreiros de candomblé, estreia nesta quinta-feira (12), no auditório da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O filme será exibido a partir das 18h30, com ingressos gratuitos e espaço sujeito à lotação. Ao fim da exibição haverá uma roda de conversa com as protagonistas mediada pelo professor Adinelson Filho, do grupo Yorubantu.
Leia mais:
Grafite do Papa Francisco sentado com o 'capeta' na UFBA causa polêmica
Escritora baiana lança financiamento coletivo para publicação de livro infantil
Com direção de Jener Augusto (Toboroji) e Deko Alves, alunos da Bacharelado Interdisciplinar em Artes, o filme revela a vida e histórias de resistência de mulheres que transformaram seus terreiros em territórios de acolhimento, diversidade e pertencimento. O documentário foca na trajetória de três Iyalorixás transexuais, Ana Vitória de Oyá, Thiffany Odara e Alana de Carvalho.
Deko Alves, co-diretor de In-Nilè destacou ao Portal MASSA! que o documentário é um convite para se refletir sobre a presença de mulheres trans no Candomblé. "Ele propõe, na verdade, um diálogo. Essas pessoas existem, elas estão aí, são potentes e fazem um processo de aquilombamento desse território. Então, o documentário chama todo mundo para uma roda de conversa", detalhou
Ele também explicou que a inspiração para a produção do filme veio de uma inquietação pessoal com os ambientes religiosos em que os diretores viviam. "A gente fazia uma observação dos nossos axés. Nós, pessoas LGBTs e de axé, a gente não se via, não se percebia esses corpos", destacou.
Foi quando, a partir de projetos de pesquisa desenvolvidos em disciplinas da faculdade, conheceram as protagonistas da história e resolveram gravar um documentário. Deko acrescentou que a trama une falas das mães de santo sobre a vida nos terreiros com performances de dança protagonizadas pela artista Joa Assumpção.
"É um personagem que não tem um espaço religioso. São três atos de performance. O ato em que ela está perdida, a procura de um espaço. O segundo em que ela encontra o espaço e o terceiro eu não vou falar. Para fomentar você para assistir", brincou.
Serviço:
O QUÊ: Estreia do minidocumentário In-Nilè
ONDE: Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA (R. Barão de Jeremoabo, s/n - Ondina, Salvador - BA, 40170-115)
QUANDO: Quinta-feira (12)
HORÁRIO: 18h30
INGRESSOS: Gratuito