“Adocica meu amor, adocica”. Você já deve ter escutado essa música em algum lugar. Pois o interprete dessa canção que já fez muito sucesso é o cantor Beto Barbosa. Mas ao que parece, nos últimos tempos a vida dele não estava tão doce assim.
Leia mais: Suspeito de homicídio cai na ‘gaiola’ após ser flagrado em festa
Em um vídeo, o artista 'apareceu' falando sobre desgaste na cartilagem adquirido durante os 40 anos de carreira. Além disso, Beto fazia propaganda de uma medicação. Porém, uma coisa chama atenção: as imagens são falsas.
O vídeo em que o cantor aparece fazendo o relato e fazendo ‘publi’ se trata de uma edição feita por meio da Inteligência Artificial.
“Isso me deixou muito preocupado porque as pessoas estão sendo enganadas achando que é o artista que está, se o artista está falando, dando testemunho é uma pessoa de credibilidade”, iniciou o cantor.
Leia mais: Will Smith nota vídeo de sósia baiano criado por IA; veja a reação
Não compre esse tipo de remédio com a voz do artista de forma mecânica porque nunca foi eu e muitos artistas estão que estão aparecendo também não estão fazendo, recomendando para dor, pra artrose, artrite, pra impotência , essas coisas. Isso não existe cara”, alertou Beto.
O intuito do golpe era vender uma pomada irregular, sem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os golpes utilizando IA estão cada vez mais freqüentes. Os desacreditados tem tentando até fraudar o reconhecimento facial em bancos. Um homem foi preso após setecentas tentativas de aplicar esse tipo de golpe.