26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Entretenimento

Especial Consciência Negra - 20/11/2023, 15:00 - Tabitha Gomes

De Cosme de Farias para o mundo: DoBarro canta realidade da periferia

Escritor e compositor baiano se prepara para um novo lançamento musical ainda em 2023

Cantor e compositor baiano expressa sua realidade através da música
Cantor e compositor baiano expressa sua realidade através da música |  Foto: Divulgação/ Lorena Beatriz

Carregando a representatividade preta em suas composições e trajetória, Gabriel Souza, 20 anos, mais conhecido como Dobarro, está lançando o seu mais novo EP ainda em 2023. Intitulado de Asas, o trabalhotraz músicas inéditas, que falam sobre o seu cotidiano, suas vivências e experiências.

"O álbum traz músicas inéditas que falam sobre meu cotidiano e minhas experiências. As minhas expectativas são as melhores possíveis, com certeza estou me dedicando com muito amor pra entregar a melhor sensação para o público", iniciou.

"Está sendo maravilhoso trabalhar nesse EP e sinto que estou evoluindo como artista e como pessoa", afirmou. Dobarro destacou como principais influências seus amigos e apoiadores, além de artistas consagrados e independentes, como Makai, Pitbull Astro, Kaina do Jeje , Gabriel Santana, vandal, luedji luna, Baiana System e entre outros.

Sobre o Artista

Dobarro é um cantor brasileiro que se expressa por meio da música e da escrita poética. Nascido em Salvador, na Bahia, ele se envolveu com a cena da rima e da poesia e começou a compor suas próprias canções em 2018.

Apaixonado pela cultura de rua e pelo ativismo social, representando a voz dos jovens das periferias. Ele integra o coletivo MPJ (Movimento Popular da Juventude), um partido estudantil fundado no Rio de Janeiro, onde ele coordena ações de arte e poesia nas ruas, levando sua arte para os ônibus públicos de Salvador.

Sua estreia musical foi em 2021, com a faixa Mundo Cão, que está disponível no Spotify e tem um videoclipe oficial no YouTube. Outras músicas já lançadas são os singles Cacos, em parceria com Gbl4ck; Baby Hair e Você vem, sua última novidade, em colaboração com Bel4triz, que já tem 76 mil visualizações no YouTube.

Dobarro é um artista versátil, que explora os gêneros de Hiphop, trap, pop. Ele se transforma a cada trabalho, sem medo de experimentar e se expressar para transmitir uma mensagem positiva e inspiradora.

Para finalizar, Dobarro falou um pouco sobre o que espera da cena da música independente no território baiano, principalmente a mais voltada para artistas pretos da periferia e como ele enxerga essa representatividade.

Leia mais:

Vídeo: Djonga ‘pega fogo’ durante show e fica de cueca no palco

"O artista independente que corre atrás dos seus sonhos e essa representatividade que carrego, represento todos aqueles que estão no corre em busca se um sonho. Nós temos essa terra de axé e cultura e existem vários artistas incríveis espalhadas pela City que precisam ser reconhecidos de forma honesta quando se fala de direcionamento artístico. Eu tenho orgulho de Salvador quero ter o orgulho de falar que vim dela em minha músicas".

"Mas precisamos de oportunidades e direcionamento para fazer parte de grandes festivais na cidade, projetos voltado a cultura dentro dos bairros periféricos, estruturas e suporte para que todos possam ter um lugar". Pontuou finalizando, o cantor e compositor Dobarro.

exclamção leia também