O ex-jogador Daniel Alves foi condenado a pagar R$ 80 mil à dupla sertaneja Giuliano e Thiago Matheus, conhecidos como Thyy, por apropriação indevida da música "Avião". A sentença foi dada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.
Leia mais:
Bruno Gagliasso defende Vini Jr após críticas de Tiago Leifert
Pai de Apolo Matos esconde carro dos seguidores; saiba o motivo
A canção, que homenageia o avô de Giuliano, foi lançada pelo ex-jogador em colaboração com diversos artistas em 2020, como parte de uma campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) contra a desinformação durante a pandemia de Covid-19.
Conforme reportado pelo G1, os compositores alegaram que, em 2016, foram convidados por Daniel para discutir uma parceria musical em Barcelona. Em 2017, apresentaram a canção ao atleta na Itália, que pediu algumas modificações, aceitas pela dupla. No entanto, divergências comerciais impediram que a música fosse lançada oficialmente.
A defesa de Daniel Alves argumentou que o ex-jogador teria escrito a música sozinho em 2015 e que as sugestões do sertanejo não foram aceitas. Contudo, a juíza da 41ª Vara Cível de São Paulo rejeitou essa versão, com base em mensagens de um assessor do atleta, que reconhecem a autoria conjunta da música.
Na sentença, a magistrada ressaltou que os documentos encontrados nos computadores dos compositores sustentam a narrativa de que Giuliano foi o responsável pelo esboço inicial da canção, que foi posteriormente ajustado por Daniel.
A defesa do ex-jogador ainda tem a opção de recorrer da decisão. Até o momento, Daniel Alves não se manifestou sobre as acusações.