24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Entretenimento

CineMassa - 29/08/2024, 08:00 - Artur Soares*

Crítica: filme 'Estômago 2' é uma nova receita no cinema nacional

Sequência do longa de 2007 mantém a qualidade lá em cima

Raimundo Nonato (João Miguel) retorna, mas com visual gastronômico renovado
Raimundo Nonato (João Miguel) retorna, mas com visual gastronômico renovado |  Foto: Divulgação

Algumas pessoas afirmam que existem poucos filmes brasileiros de boa qualidade. Entretanto, a verdade é que o cinema nacional está repleto de ótimas produções. E no meio dessa lista, um filme que consegue se destacar por seu sabor diferenciado é Estômago. O longa acompanha a história de um nordestino que se muda para São Paulo e que, depois de algumas adversidades, acaba descobrindo um talento na cozinha.

A obra consegue dosar as pitadas de humor com boas doses de crítica social, entregando uma história criminal sobre sedução, ganância e encontrar um propósito. Assim como outros clássicos fizeram recentemente, este ano também foi anunciado que Estômago ganharia uma continuação — notícia que foi vista com desconfiança, uma vez que o primeiro filme possuía uma trama completamente encerrada.

Apesar de ainda ser dirigido por Marcos Jorge, Estômago 2 - O Poderoso Chef apresenta um tom muito mais fantasioso do que seu antecessor. Enquanto na produção de 2007 havia um enredo realista, até mesmo com um certo tom dramático, a sequência aposta em uma pegada mais leve. Apesar de ainda usar elementos como o erotismo e o humor, o novo longa apresenta uma trama de máfia bem fantasiosa.

Assista ao trailer:

Esse clima descontraído é refletido na dosagem da comédia, que agora está bem mais presente. Apesar disso, todas as piadas funcionam muito bem e garantem uma gargalhada a cada cena. O diretor também parece ter abandonado a ideia de traçar paralelos entre comida e sexo — aspecto que enriquecia ainda mais a história do primeiro filme.

Imagem ilustrativa da imagem Crítica: filme 'Estômago 2' é uma nova receita no cinema nacional
Foto: Divulgação

Uma das melhores novidades são os novos núcleos de personagem. Estômago 2 expande ainda mais o universo criado por Marcos. São apresentadas novas áreas do presídio, novos personagens e a maneira como eles convivem entre si. A maneira como o diretor constrói essas interações é muito interessante, além de mostrar como o protagonista consegue usar da comida para subir nessa hierarquia.

Imagem ilustrativa da imagem Crítica: filme 'Estômago 2' é uma nova receita no cinema nacional
Foto: Divulgação

Estômago 2 - O Poderoso Chef traz uma proposta diferente para um clássico do cinema nacional. O novo filme abdica de abordagem mais séria, dando espaço para uma comédia mais leve e que ainda apresenta algumas críticas sociais. Mesmo deixando um gosto diferente na boca, a nova produção consegue ser uma experiência igualmente interessante.

Imagem ilustrativa da imagem Crítica: filme 'Estômago 2' é uma nova receita no cinema nacional
Foto: Divulgação

Comida acompanhada de boa música

Mas se engana quem pensa que só de comida vive Estômago. A continuação também trouxe algumas participações mais do que especiais para o elenco principal. A primeira delas é Paulo Miklos, ex-membro da banda Titãs.

Paulo Miklos em cena do longa
Paulo Miklos em cena do longa | Foto: Divulgação

Apesar de ser conhecido por seu trabalho na música, Paulo já construiu uma carreira consolidada no cinema, tendo inclusive participado do primeiro Estômago como o criminoso Etcétera. Porém, sua participação em 2007 foi algo muito breve, não dando tempo para perceber quais eram as intenções de seu personagem.

Agora, Miklos retorna com muito mais tempo de tela, desempenhando um papel fundamental na trama e entregando um personagem extremamente engraçado.

Entretanto, o mesmo não pode ser dito do Projota, que desempenha um papel pequeno e de poucas falas. Com um personagem bastante divertido, o filme marca o retorno do rapper em sua carreira como ator.

*Sob supervisão do editor Jefferson Domingos

exclamção leia também