
Com o São João se aproximando, a banda Tio Barnabé está cheia de expectativas e se prepara para fazer a galera arrastar muito o pé durante os festejos juninos deste ano. Em uma entrevista exclusiva para o Portal Massa!, a banda garante um repertório mesclado, preparado especialmente para cada público, entregando o melhor de si para comemorar uma das festas mais aguardadas do ano.
"Expectativas as melhores possíveis. Estamos muito ansiosos e preparamos um repertório com muito carinho, muito zelo para cada público, para cada cidade. Temos a visão de que precisamos dar o melhor de nós, é isso que sempre entregamos em todos os shows, o melhor de nós. Então, tenho certeza de que quem curtir o nosso som vai se lembrar por muito tempo", declarou Neto Bittencourt, vocalista da Tio Barnabé.
Em seguida, o artista revelou que criar uma atmosfera festiva é uma das prioridades para a banda Tio Barnabé, pois essa atmosfera da época já está presente em cada um dos integrantes. "A atmosfera festiva do São João já está na cara, já está na respiração. Logo depois que acaba o carnaval, a gente começa a respirar o São João. No meu caso, particularmente, eu respiro forró o ano todo e fico ansiosíssimo para que essa data chegue, né? Para que esse período junino chegue, para que a gente possa transbordar de alegria. E eu sou suspeito de falar, mas para mim é a melhor época do ano", declarou.
São João combina com bandas que não são de forró?
Ao ser questionado sobre a presença de artistas de outros estilos nas festas de São João e a possibilidade deles tomarem espaço das bandas de forró, o Tio Barnabé expressou sua visão sobre o assunto. Enquanto reconhecem a validade da mesclagem de estilos, a banda destaca a importância de preservar as raízes do forró.
"Nós, do Tio Barnabé, misturamos o forró com os ritmos da Bahia, e isso é muito evidente no nosso som e na parte percussiva, principalmente. Eu acho válida essa mesclagem, essa transformação, porém não devemos nunca esquecer das nossas raízes. A zabumba, o triângulo e a sanfona são o pulmão, o coração e o cérebro do forró. Eu acho muito complicado introduzir estilos tão diferentes em praças públicas, em prefeituras. Não que eu seja contra, muito pelo contrário. Se essas bandas conseguirem introduzir o forró no seu repertório e houver essa transformação, não vejo problema", afirmou Neto.
Guardião do forró
Conciliar as tradições do São João com elementos modernos durante o São João é um desafio para as bandas de forró, inclusive para o vocalista da Tio Barnabé, que afirma encarar a questão com responsabilidade. Para ele, a música é atemporal e não há distinção entre o que é contemporâneo e o que é arcaico.
"A responsabilidade é tentar, de todas as formas, ser guardião dessa galera [Dominguinhos, os Gonzagas, Jackson do Pandeiro]. Essa questão de contemporaneidade ou arcaico, na música não existe. Só existe música, e a gente faz com maior amor. A música é espiritual e mágica, sempre será contemporânea. O segredo é trazer a música de dentro do coração e entregá-la ao público, e essa entrega sempre será recíproca", destacou o cantor.
Pedido mais que especial
Por fim, Neto Bittencourt pede que Deus coloque no coração de cada fã a emoção que sentem ao entregar sua música. "O pagamento disso é o sorriso no rosto de cada fã, é dançar, bailar, e cantar as nossas canções, as canções de Dominguinhos, as canções de Luiz Gonzaga, é dançar as nossas coreografias", finalizou, apostando que esse será o melhor São João dos últimos tempos.