30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Entretenimento

Se ligue, aí! - 04/04/2023, 22:15 - Vinicius Viana

Comida Di Buteco anuncia 16ª edição em Salvador

Reunindo 46 bares, o concurso acontece de 7 de abril a 7 de maio, na capital baiana

46 butecos reunidos em mais uma edição do Comida di Buteco
46 butecos reunidos em mais uma edição do Comida di Buteco |  Foto: Reprodução/Divulgação

Com mote ‘A vida é feita de buteco!’, acontece entre os dias 7 de abril e 7 de maio, a 16ª edição do Comida di Buteco, em Salvador. Serão 46 butecos participantes dessa competição gastronômica que desenvolve a economia local, promove a geração de empregos e fortalece em todo país a transformação de vidas através da cozinha raiz.

Com número recorde de participantes na capital soteropolitana, os bares estão distribuídos em diversos bairros ao longo da cidade, são eles: Santo Antônio, Engenho Velho De Brotas, Armação, Itapuã, Stiep, Nazaré, Federação, Saboeiro, Stella Maris, Jaguaribe, Rio Vermelho, Cabula VI, São Marcos, Alto Da Terezinha, Dois De Julho, Canabrava, Capelinha, Vila Laura, Resgate, São Caetano, Barra, Plataforma, Pituba, Tancredo Neves, Campo Grande, Ribeira, Imbuí, Campinas De Brotas, Pernambués, Boca Do Rio, Lobato, Caminho Das Árvores e Barris.

Bienalmente a organização lança aos participantes o desafio de trabalharem com uma temática para a criação dos petiscos. Para essa edição, o CdB trouxe o tema ‘Ervas e Especiarias’, que remonta aos primórdios da história da humanidade, enriquecendo a comida de buteco raiz. Com valor fixo de R$30,00 para o prato participante de cada estabelecimento, os cozinheiros e cozinheiras devem ter o tema como base das suas produções, sem deixar de lado a criatividade, identidade e originalidade.

Segundo Max Rogers, coordenador regional do Comida di Buteco, as expectativas para 2023 são altas. “Recebi a missão de resgatar os butecos autênticos da capital baiana, e ao conhecer a cidade percebi o quanto o desafio será grande, já que estamos falando da Bahia e de tudo que ela representa. Por isso, com o passar dos dias, a expectativa só aumenta. O nosso maior sonho é transformar vidas através da cozinha raiz e tornar o mês de abril, no mês dos Butecos. O nosso propósito é dar voz aos donos de butecos, de modo que eles possam mostrar a essência das suas cozinhas e apresentar a história da culinária baiana. A missão é grande, mas tenho certeza de que ao longo do caminho, vamos fazer esse sonho virar realidade.”

Reforçando que a cultura raiz vive, o concurso vem para fortalecer a importância do negócio tão forte e representativo em todo o país, que são os butecos. Max explica que durante os 30 dias, a mecânica do concurso acontece da seguinte maneira: “o público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%”, destaca. O buteco que alcançar maior nota em âmbito global, ganha o título de vencedor da edição em nível local, e entra na competição nacional.

exclamção leia também