27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Entretenimento

Aqui tem história! - 24/07/2023, 21:51 - Dara Medeiros - Atualizado em 25/07/2023, 01:16

Com nova formação, o Bonde das Maravilhas resgata raízes do funk

Grupo esteve em Salvador e fez um encontro de fãs no Farol da Barra

Bonde das Maravilhas fez um encontro de fãs em Salvador
Bonde das Maravilhas fez um encontro de fãs em Salvador |  Foto: Foto: Rafaela Araújo / Ag. A TARDE

Fenômeno inquestionável, o Bonde das Maravilhas surgiu em 2011 fazendo uma verdadeira revolução no funk. Depois de muitas formações e até algumas idas e vindas de integrantes, o grupo aposta na maturidade para voltar ao sucesso que tinha no começo da carreira. "A gente amadureceu muito, porque a gente começou bem nova e agora está bem madura. Então é pensamento diferente, proposta diferente. A gente só quer focar no trabalho e deixar a bagunça de lado", disse Karol Maravilha ao Portal MASSA!.

De passagem por Salvador, o grupo fez um encontro de fãs na tarde desta segunda-feira (24) e aproveitou o momento para dançar, tirar fotos, gravar vídeos e divulgar os novos trabalhos. O local escolhido foi o Farol da Barra, um dos principais pontos turísticos da cidade. Atualmente, o Bonde das Maravilhas tem cinco componentes: Karol, Thammy, Kim, Scarlight e Gaaby. Por causa do aniversário da filha, a última integrante não conseguiu estar presente no encontrão.

Karol, Scarlight, Kim e Thammy estiveram no Farol da Barra
Karol, Scarlight, Kim e Thammy estiveram no Farol da Barra | Foto: Foto: Rafaela Araújo / Ag. A TARDE

Todas elas são do Rio de Janeiro e encontraram na paixão pelo funk um motivo para estarem juntas. “A gente é, graças a Deus, uma formação bem unida. O ideal está bem igual. Então assim, as coisas só andam quando está todo mundo na mesma perspectiva, no mesmo querer, no mesmo propósito", contou Kim Maravilha.

Para Karol, que estava no Bonde durante a primeira versão do grupo, a harmonia que as novas meninas têm agora é o grande diferencial delas. Segundo elas, sempre rolam algumas desavenças, especialmente por serem muitas mulheres juntas, mas garantiram que os desentendimentos não duram muito tempo. "Somos cinco mulheres. São cinco TPMs, cinco personalidades", brincou Scarlight.

O Bonde das Maravilhas não faz sucesso no estilo TikTok

O grupo de funk carioca tem sempre inovado e feito trabalhos para se destacar nas redes sociais. Pioneiras nos vídeos de dança no YouTube, as meninas do Bonde das Maravilhas viram o sucesso surgir diante dos olhos delas sem nenhum planejamento. Agora, depois de uma longa estrada percorrida, elas analisam bem as possibilidades para tomar as melhores decisões. “A gente evoluiu bastante. Então é estar cada vez melhor, é ir pra cima, é mais show, mais conteúdo, para a gente conseguir se estabilizar como artistas”, revelou Kim.

Prestes a lançar o clipe oficial da nova música de trabalho ‘Bumbum PMG’, as funkeiras contaram que estão optando por manter as raízes das Maravilhas para ter uma maior aceitação do público. Segundo Thammy, elas até arriscaram fazer canções no estilo do Tiktok, mas não tiveram o resultado esperado e sentiram que as pessoas preferem a essência do projeto delas. "No Tiktok a gente tinha lançado 'Jogadinha pra trás, jogadinha reverse', mas não fluiu muito, porque eu acho que é isso que o povo quer. Eles querem a gente de shortinho, descalças, dançando, fazendo quadradinho. É isso que eles querem, então a gente não consegue sair dessa linha. A gente já tentou várias músicas, mas não vai", falou ao Portal MASSA!.

Leia também: Bonde das Maravilhas fala que revolucionou o funk: "Não é nada vulgar"

Saiba mais: Produtor é demitido do Bonde das Maravilhas após agredir ex-integrante

Apesar de não terem tanto sucesso com as músicas do Tiktok, elas seguiram perseverando para desbravar esta rede social. “Por mais que a gente não consiga entrar no Tiktok como música, a gente tá entrando na dança, fazendo as coreografias”, ressaltou Thammy. A decisão foi tomada em conjunto e deu bons resultados. "Temos que acompanhar o fluxo do mercado para ver como funciona", explicou Carol.

Um convite da rainha

Há poucos meses, o Bonde das Maravilhas foi surpreendido com um convite inesperado. Apesar do sucesso avassalador e de tudo o que construíram na história na música brasileira a partir do funk, as jovens cariocas não imaginavam que seriam chamadas para participar de um projeto com Anitta. “Foi surreal. Foi surreal para o Bonde! A gente não esperava, porque foi uma ligação do nada”, relembrou Scarlight.

O grupo fez uma participação no clipe de 'Funk Rave', que foi lançado há um mês e já tem mais de 12 milhões de visualizações no YouTube. As dançarinas disseram que essa parceria foi a realização de um grande sonho: “A gente só acreditou mesmo, mesmo, mesmo, quando a gente estava na gravação com ela. Foi tudo muito perfeito”.

Conexão do funk com o pagodão baiano

Mas a vontade de fazer trabalhos em conjunto com outros artistas não parou por aí. Admiradoras de vários artistas baianos, as integrantes do Bonde das Maravilhas sentem que o Rio de Janeiro e a Bahia se parecem em energia, alegria e calor humano e pretendem ver essa conexão acontecer na música também, ao unir o funk tradicional com o pagodão.

“A gente sonha em gravar com o Polly, o famoso boneco. Essa música é estouradíssima lá no Rio de Janeiro. O Kannalha também, ele vem mostrando esse jeito que a gente quer muito também participar, com aquela apresentação toda no palco, as meninas cantando... Eu acho muito divertido isso, muito legal”, disse Thammy.

A dançarina ainda disse que o grupo tem vontade de fazer um hit com a banda La Fúria há muito tempo. "Com o Bruno Magnata, que já é de muito tempo já. Aqui de Salvador, a gente sempre admirou ele, ele também já conhece a gente, mas nunca tivemos oportunidade de gravar com ele”, concluiu.

exclamção leia também