A apresentadora Patrícia Poeta aproveitou que estava ao vivo no programa 'Encontro', da TV Globo, para desabafar sobre a disseminação de fake news, nesta quinta-feira (28). Ela usou como referência a morte de Jéssica Vitória, vítima ao ter tido prints de uma conversa falsa com o humorista Whindersson Nunes vazadas pela página 'Choquei', e lembrou também sobre as vezes que já foi vítima de notícias mentirosas.
“Acho importante a gente falar sobre isso e é um assunto que tem me tocado demais. Eu fui vítima de fake news em 2023 e é muito doloroso. A gente não faz isso com o outro de jeito nenhum”, começa a apresentadora.
Patrícia ainda chegou a mandar um recado para quem já sofreu esses tipos de ataques.“ Nessa janela de reflexão que a gente tem nesse período do ano, você, que está passando por uma situação com essa, lembre-se: os atos do seu dia a dia, seu princípio, são muito mais importante que tudo isso”, disse ela.
Além disso, a jornalista pediu responsabilidade e atenção das pessoas que compartilham esses tipos de informação, até porque não se sabe como as pessoas envolvidas reagiram a isso. “Agora, você que compartilha essas fake news, tenha senso de responsabilidade dentro de você. Isso é crime. Você está, no mínimo, entristecendo alguém, ajudando a deprimir alguém, muitas vezes ajudando a matar alguém”.
Pra finalizar, a apresentadora pediu respeito. “Agora, quem planta, quem inventa, quem começa com a disseminação do ódio, talvez você desconheça essa palavra que se chama amor. Mas tenta respeitar o outro, tenta, pelo menos, pode ser um bom começo pra 2024”.