26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Entretenimento

Concurso das mais belas - 15/12/2022, 08:23 - Maria Laura S. de Souza*

Candidatas a Deusa do Ébano têm até sexta (16) para fazer a inscrição

A tradicional Noite da Beleza Negra, promovida pelo Ilê Aiyê, acontecerá no dia 21 de janeiro

A modelo, dançarina e trancista Gleicy Ellen Teixeira foi a vencedora em 2020
A modelo, dançarina e trancista Gleicy Ellen Teixeira foi a vencedora em 2020 |  Foto: Divulgação

As inscrições para a 42ª Noite da Beleza Negra, promovido pelo Ilê Aiyê, primeiro bloco afro carnavalesco do Brasil, se encerram nesta sexta-feira (16). Neste ano, o concurso amplia a idade e aceita candidatas entre 18 e 35 anos. A seleção das 15 finalistas está marcada para a próxima segunda-feira (19), às 15h, na Senzala do Barro Preto. Já o evento final acontecerá no dia 21 de janeiro, quando a vencedora será eleita Deusa do Ébano.

Os interessados podem fazer as inscrições no site www.belezanegraileaiye.blogspot.com. A assessoria do bloco reforça que as fotos necessárias para a confirmar a participação no evento devem ser de rosto e corpo inteiro. “Não serão aceitas fotos de candidatas com roupas de banho ou íntimas. Por não considerar altura, tamanho do quadril nem outras medidas corporais, o júri da Noite da Beleza não avalia fotos com esse perfil”, diz a nota.

De acordo com a assessoria, a Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê é uma das ações afirmativas mais importantes da organização. A ação busca resgatar a autoestima da mulher negra na sociedade, e impulsionar uma boa relação com sua estética, assumindo os traços negroides, cabelos e o colorido das roupas.

Segundo Jaci Trindade, produtora e coordenadora das candidatas, as finalistas do concurso serão julgadas pela desenvoltura no palco, carisma com o público, coreografia, figurino, beleza e conhecimento da história do Ilê Aiyê. “Em relação à consciência, é o que ela pensa da importância e do papel que a mulher negra tem na sociedade, isso é o mais importante”, explica.

Além de uma grande celebração, o evento se tornou também um vetor de atração de turistas. A cultura afro-baiana atrai muitos estrangeiros para a sede do bloco na Senzala do Barro Preto. Jaci também revela que a Deusa do Ébano tem uma responsabilidade importante.

“Primeiro, ela vira representatividade para toda menina preta e toda mulher preta. Quando elas veem a deusa do ébano, ela se enxerga e faz com que essa autoestima fique elevadíssima”, esclarece.

*Sob a supervisão do editor Rafael Tiago Nunes

exclamção leia também