26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Entretenimento

salve jorge? - 02/10/2025, 17:00 - Da Redação

Blogs fazem propaganda enganosa envolvendo tráfico humano; entenda

Criadoras de conteúdo anunciaram “intercâmbio” na Rússia sem saber que empresa era alvo da Interpol

Da esquerda para direita: Mc Thammy, Catherine Boscoy e Aila Loures
Da esquerda para direita: Mc Thammy, Catherine Boscoy e Aila Loures |  Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Um caso grave envolvendo publicidade feita por influenciadoras brasileiras tem causado preocupação nas redes sociais. Blogueiras com milhões de seguidores divulgaram o Start Program, um suposto 'intercâmbio' para mulheres trabalharem na Rússia.

Leia Também:

No entanto, a proposta, voltada para jovens de 18 a 22 anos, estava ligada a uma empresa investigada pela Interpol por tráfico humano: a Alabuga Start. A oferta prometia salários de até US$ 700 por mês e contrato de dois anos, mas, de acordo com relatório da Iniciativa Global contra o Crime Organizado Transnacional (GI-TOC), jovens que aceitaram o programa enfrentaram jornadas exaustivas, vigilância constante e problemas de saúde devido à exposição a produtos químicos.

O caso já havia sido denunciado em outros países. Na África do Sul, por exemplo, o governo federal chegou a emitir alerta em agosto contra falsos recrutamentos que usavam o mesmo modelo para atrair jovens. Andy Mashaile, ex-embaixador da Interpol, afirmou que a “oportunidade” era, na verdade, uma forma de tráfico humano disfarçado de intercâmbio.

Influenciadoras no esquema

Entre as brasileiras que chegaram a divulgar a empresa estão MC Thammy, Catherine Bascoy e Aila Loures, que precisaram se pronunciar após a repercussão negativa. Todas disseram não saber da ligação da empresa com crimes investigados.

@gossipbooy

🚨 Aila Loures se pronuncia após fazer publicidade para uma empresa falsa de “tr4f1c0 de mulheres” na Rússia. O que acharam? 🫣

♬ som original - gossipbooy

A polêmica ganhou força depois que o influenciador Guga Figueiredo expôs em seus vídeos que o site do programa não tinha CNPJ, telefone ou qualquer dado oficial no Brasil, reforçando os riscos às jovens.

@gugafigueired0

Oferta de trabalho na Rússia? Veja o que eu encontrei. 😱

♬ som original - Guga Figueiredo

exclamção leia também