O baixista britânico Andy Rourke, do famoso grupo de rock The Smiths, morreu nesta sexta-feira, 19, aos 59 anos, devido à complicações de um câncer no pâncreas. O anúncio foi feito por seu ex-companheiro de banda, Johnny Marr, através das redes sociais.
"É com profunda tristeza que anunciamos a morte de Andy Rourke após uma longa doença com câncer pancreático. Andy será lembrado como uma alma gentil e bonita por aqueles que o conheceram e como um músico extremamente talentoso pelos fãs de música. Pedimos privacidade neste momento triste", escreveu o guitarrista.
Andy Rourke se juntou ao The Smiths em 1982 e integrou a banda até sua dissolução, em 1987. Em décadas de carreira, além de tocar com o vocalista Morrissey em seus projetos solo depois que o grupo se separou, ele se apresentou com artistas como Sinéad O’Connor, The Pretenders, Badly Drawn Boy e o guitarrista Aziz Ibrahim.
Em 2005, Rourke formou, junto com os baixistas Peter Hook - New Order e Joy Division - e Gary "Mani" Mounfield - do Stone Roses e Primal Scream -, o supergrupo Freebass.
It is with deep sadness that we announce the passing of Andy Rourke after a lengthy illness with pancreatic cancer.
— Johnny Marr (@Johnny_Marr) May 19, 2023
Andy will be remembered as a kind and beautiful soul by those who knew him and as a supremely gifted musician by music fans.
We request privacy at this sad time pic.twitter.com/KNehQxXoFz