26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Entretenimento

O comando é delas! - 25/12/2025, 08:00 - Rebeca Nascimento

Baianas criam plataforma que ajuda mulheres a crescerem na música

Joyce Melo e Beatriz Almeida destacam a importância da ferramenta

Vindas do pagodão e sabendo das dificuldades que as mulheres enfrentam em vários estilos musicais, as empresárias e jornalistas baianas Beatriz Almeida e Joyce Melo lançaram a Plataforma Som Por Elas, focada nas carreiras de artistas e profissionais da música de todo o Brasil, e que tem como objetivo contribuir para a equidade de gênero do setor do mercado musical no país.

A ferramenta, voltada para mulheres de todos os gêneros musicais, é um produto da Som Por Elas, frente de educação e também selo musical da Pagode Por Elas, projeto da dupla voltado especificamente para mulheres do pagode baiano. O projeto une uma plataforma de conteúdo e trabalhos que reposicionam narrativas sobre mulher, música, pagode e Bahia.

Leia Também:

“A ausência de protagonismo feminino no pagode baiano nos motivou a fazer o trabalho de conclusão da faculdade sobre o tema. Desse trabalho surgiu um negócio, uma empresa que agora tem diversas ramificações, sempre focando em gestão de carreira, desenvolvimento artístico e comunicação musical”, disse Joyce Melo, diretora executiva da Som Por Elas.

Além disso, Joyce também ressaltou a importância de idealizar e construir uma ferramenta como essa. “Mulheres não acessam oportunidades, contatos e conhecimentos estratégicos no Music Business, sobretudo as mulheres nordestinas e baianas", disse.

Neste cenário, a Plataforma Som Por Elas é pioneira e surge com o objetivo de acelerar o crescimento e digitalização de projetos musicais femininos de todos os gêneros, "de forma a proporcionar segurança, dignidade, compromisso, protagonismo feminino e transparência fonográfica para artistas mulheres”, conforme explicou Joyce.

Conteúdo educativo

Na plataforma, as usuárias terão acesso a diversas trilhas de conteúdo que vão desde os primeiros passos na carreira musical, passando por identidade e conceito artístico até distribuição musical e venda de shows.

Entre os nomes que ministram os cursos estão o produtor e gestor cultural Ziati Comazi, a produtora cultural e artística Ana GB, a produtora e diretora criativa Anne Rodrigues, a cantora e produtora musical Lívia Nery e a responsável pelo marketing digital do cantor Leó Santana, Madu Abreu.

Plataforma é focada em profissionais da música de todo o Brasil
Plataforma é focada em profissionais da música de todo o Brasil | Foto: Beatriz de Paula
Aspas

A Plataforma Som Por Elas é pioneira e surge com o objetivo de acelerar o crescimento e digitalização de projetos musicais femininos de todos os gêneros

Joyce Melo, diretora executiva da Som Por Elas

Testado e aprovado

“Antes do lançamento oficial, fizemos um período teste disponibilizado gratuitamente para 50 mulheres, com o objetivo de coletar feedbacks e aperfeiçoar o produto para o lançamento de vendas", conta Beatriz Almeida, diretora de projetos ds Som Por Elas. "Essa fase foi fundamental para o que agora está pronto para o mercado", concluiu.

Do total, quatro foram premiadas com uma jornada para aceleração da carreira, incluindo produção de um single, ensaio fotográfico, visualizer e planejamento de comunicação do lançamento musical.

Umas das contempladas da fase teste foi a cantora, compositora e dançarina baiana Neftara, ela revelou como foi participar da iniciativa. “Participar da jornada na Plataforma Som Por Elas foi uma experiência incrível e muito enriquecedora. Aprendi sobre diferentes aspectos do mercado da música, sobre planejamento de carreira e, principalmente, sobre a importância da união e da representatividade feminina dentro do setor. Foi um espaço de troca, aprendizado e fortalecimento, que me inspirou profundamente”, declarou.

Aspas

Criamos uma estrutura sustentável para o negócio e, ao mesmo tempo, conseguimos disponibilizar conteúdos de alto valor, que farão muita diferença na carreira dessas artistas

Beatriz Almeida, diretora de projetos da Som Por Elas

Investimento

Os 11 cursos disponíveis na plataforma já podem ser adquiridos e custam R$897 por ano, ou R$91,28 mensais. “Criamos uma estrutura sustentável para o negócio e, ao mesmo tempo, conseguimos disponibilizar conteúdos de alto valor, que farão muita diferença na carreira dessas artistas a valores acessíveis. Estamos falando apenas do início da nossa jornada, temos projetos grandiosos a serem realizados nos próximos anos", finaliza Beatriz.

O desenvolvimento da Plataforma Som Por Elas foi possível através do edital Gregórios – Ano IV com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal.

exclamção leia também