Várias estrelas de Hollywood estão demonstrando seu apoio aos atores afetados pela greve iniciada em maio, com generosas doações na casa dos milhões de dólares. A greve foi iniciada para reivindicar melhores condições salariais e proteção contra o crescente uso de Inteligência Artificial (IA) na indústria do entretenimento.
Sob comando do sindicato de atores (SAG-AFTRA) e dos roteiristas de cinema e televisão, o movimento grevista paralisou a produção no setor audiovisual dos Estados Unidos, causando dificuldades econômicas para milhares de atores. George Clooney, Meryl Streep, Matt Damon, Leonardo DiCaprio, Dwayne "The Rock" Johnson, Nicole Kidman, Julia Roberts, Oprah Winfrey e outros astros fizeram as contribuições milionária.
A SAG-AFTRA recebeu mais de 15 milhões de dólares nas últimas três semanas, graças às doações dessas celebridades. Esse montante será destinado a ajudar os atores que enfrentam dificuldades financeiras durante esse período de greve.
"A indústria do entretenimento está em crise e a Fundação SAG-AFTRA está processando atualmente mais de 30 vezes o número habitual de pedidos de auxílio emergencial", afirmou Courtney B. Vance, presidente da fundação.
De acordo com a presidente do SAG-AFTRA, Fran Drescher, em entrevista ao jornal The New York Times, 86% dos 160.000 membros do sindicato recebem menos de 26.500 dólares por ano, o que torna essas doações ainda mais cruciais para apoiar os profissionais afetados pela greve.