O ator e diretor Antonio Pitanga desembarcou em Cachoeira, na Bahia, na noite de sexta-feira (22), para apresentar a première de Malês, obra de sua autoria que reconta a Revolta dos Malês, maior levante de negros escravizados do Brasil ocorrido em 1835. O filme chega em breve aos cinemas.
Leia mais:
Chuva no domingo? Confira 5 séries para ver debaixo do cobertor
Influenciador investe grana pesada para ficar parecido com Cauã Reymond
Paolla Oliveira recebe elogios com fotos "reais"; confira
A sessão inédita foi exibida no Cine Theatro Cachoeirano, um dos mais longevos e importantes equipamentos culturais da cidade. Pitanga, que dirige o longa e interpreta o personagem Pacífico Licutan, esteve acompanhado do seu filho, o também ator Rocco Pitanga, que dá vida a Dassalu, e Samira Carvalho, representada pela jovem guerreira Abayome.
Os artistas participaram de um bate-papo com os espectadores e endossaram a importância de produções audiovisuais que discutam a a história e o protagonismo do povo negro. A mesa foi mediada pela curadora Everlane Moraes.
"A Bahia é o maior griô do Brasil. Temos um manancial de histórias que o país não conhece. Universidades, professores, reitores... tenho encontrado com eles nessas sessões que tenho feito e percebo que muitos não conhecem a história. No entanto, fizemos o filme na Bahia e antes de terminar a edição e montagem, fomos convidados por três universidades americanas", disse o cineasta baiano que esteve em Harvard recentemente para divulgação do filme.
Programação geral
A programação do evento na sexta-feira, em Cachoeira, contou ainda com uma mesa temática com o professor Keu Carneirinho, sobre o tema "Patrimônio, Cultura e o Recôncavo". Já o palco principal, montado na Praça da Aclamação, contou com os shows do Maestro Flávio Santos e Sexteto da Orquestra Reggae; Os Skanibais; Riane Mascarenhas e Banda Flexada.
Já em São Félix, duas mostras de filmes movimentou o evento: Mostra Melhor Idade com "A Velhice Ilumina o Vento", de Juliana Segóvia e "O Dia de Jerusa", de Viviane Ferreira. A Mostra Acessos exibiu "O Som das Redes", de Ruan Jones e "O Som ao Redor", de David Aynan.
O Recôncavo Afro Festival é uma idealização da Odé Produções e Ayabá Produtora Criativa e Audiovisual, com patrocínio da Nubank, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução. O projeto recebe o apoio da Prefeitura Municipal da Cachoeira, Prefeitura Municipal de São Félix e do Governo da Bahia através da Secretaria de Cultura e Superintendência de Fomento ao Turismo.