O Rei Pelé publicou uma carta aberta aos brasileiros, algumas horas antes da final da Copa do Mundo 2022 no Qatar. No texto, o ex-jogador da Seleção Brasileira pede para que o povo não se esqueçam das conquistas do Brasil no passado e afirma que o futebol é muito mais que um esporte.
“Apesar da dor que estamos sentindo com a nossa eliminação na Copa do Mundo, eu peço aos brasileiros que se lembrem do que nos trouxe até as cinco primeiras estrelas que temos no peito. É o amor que nos move. Eu não sei o que nos faz sermos tão loucos por futebol. Se é o amor pela união de amizades verdadeiras em torno do esporte, pelo grito do gol ou por esquecer de todos os problemas que enfrentamos, mesmo que seja por apenas 90 minutos. Talvez o amor pelo combate à pobreza, à fome e às drogas, que o futebol assume em tantas comunidades que formam um país tão imenso. São muitas as virtudes do esporte mais bonito. Ainda mais aqui no Brasil”, diz Pelé em um trecho da carta.
Em seguida, Pelé afirma que a união é muito importante para o momento da modalidade no Brasil e se recorda do seu sonho quando ainda era um adolescente.
“Não importa o motivo. O que importa é que essa torcida nos uniu, em um momento que precisávamos tanto de união. E meu sonho é que este sentimento entre nós e pelo nosso país não seja apenas passageiro. Este objetivo pode parecer impossível. Porém, quando eu era garoto, eu tive outro sonho que também parecia: vencer a Copa do Mundo para o meu pai", lembrou.
Por fim, o oxe-jogador declarou apoio aos atletas e integrantes da comissão técnica da Seleção brasileira e pediu união entre jogadores e torcedores.
“Aos meus amigos atletas e comissão técnica da Seleção, eu deixo a minha admiração, solidariedade e amor. A todos os brasileiros, eu desejo que a união e o amor que nos une no esporte transcenda para a vida inteira. O sonho é de todos nós. Amor, amor e amor.”, completou.Pelé está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde realiza tratamento paliativo contra o câncer.