Grande ícone da música Raul Seixas é um dos pioneiros do rock brasileiro e nesta quarta-feira (28), celebraria 78 anos de vida se estivesse entre nós, por esta razão o Portal MASSA! traz aqui algumas informações e curiosidades a respeito da trajetória deste grande artista.
Quem nunca chegou em um show num barzinho e ouviu a seguinte frase: "Toca Raul". O artista teve 21 discos lançados em 26 anos de carreira. Seu primeiro disco de sucesso foi Krig-ha, Bandolo!, de 1973, que trouxe "Ouro de Tolo" e "Metamorfose Ambulante", hits que marcaram gerações com um sucesso estrondoso para o artista.
Trajetória e Carreira
Raul Santos Seixas nasceu no dia 28 de junho de 1945, em Salvador, Bahia. Raulzito como era conhecido vivia uma grande paixão pela música onde o rock era seu foco principal. O cantor que se considera pupilo de Elvis Presley e também um grande fã dos Beatles montou um grupo com seus amigos ainda na juventude chamado 'Raulzito e os Panteras' com seu álbum de estreia intitulado com o mesmo nome.
Mas seu sucesso veio através do álbum sucessor, o "Krig-ha Bandalo!" (1973), que trouxe os grandes sucessos como 'Mosca na Sopa', 'Metamorfose Ambulante' e Ouro de Tolo. Neste álbum, Raul encontrou uma nova sonoridade e identidade musical inovadora e irreverente que misturava o rock e o folk music com outros gêneros musicais tipicamente nordestinos como o forró, baião e a percussão típica do candomblé.
Em 1974, Raul lança 'Gita' outro estouro nas paradas que teve referência e inspiração em sua nova experiência religiosa com a chamada 'Sociedade Alternativa', criada por Aleister Crowley, sua principal influência para as composições que eram feitas em dupla com o escritor Paulo Coelho. As músicas Gita e Sociedade Alternativa lhe renderam a crítica muito positiva e também um número de vendas promissor.
E os sucessos não pararam por aí, entre 1975 e 1983, com hits como 'Há 10 mil anos atrás', 'O dia em que a terra Parou', 'Abre-te Sésamo', 'Maluco Beleza', 'Tente outra vez', 'Let me sing my rock I'm roll', e o 'Carimbador Maluco', o cantor impactou o país com um viés muito antropólogo e social de olhar o cotidiano nacional além de se opor a todo e qualquer tipo de sistema existente na sociedade.
As canções de Raul impactaram positivamente uma geração bem como o nascimento do rock brasileiro com a projeção que se tornou notável e serviu como inspiração para diversos nomes famosos do gênero, sendo lembrado até os dias de hoje.
O artista soteropolitano faleceu no dia 21 de agosto de 1989 aos 44 anos vítima de uma pancreatite aguda ocasionada pelo vício excessivo em álcool. Na época, Raul tentou voltar aos palcos com a ajuda do cantor Paulo Nova, porém já era tarde de mais.
Na música 'Tente outra vez' Raul afirmou "Basta ser sincero e desejar profundo, você será capaz de sacudir o mundo" e ele sacudiu sendo lembrado e celebrado até os dias de hoje, viva Raul.