A cantora Anitta fez uma homenagem ao jogador de futebol Vinícius Jr. durante a sua apresentação artística na final da Champions League, na noite de sábado (11). Durante o show de abertura do evento esportivo, a carioca usou um figurino azul com o nome de Vini Jr. bordado nas costas. O atleta foi vítima de racismo recentemente, na Europa, onde joga pelo Real Madrid.
Enquanto o Manchester City e o Inter de Milão não entravam em campo, Anitta dava um show de empatia. A artista aproveitou da ocasião para prestar apoio a Vini Jr., que havia sido chamado de macaco, foi humilhado publicamente por torcedores do Valencia e ainda foi expulso da partida, que ocorreu na Espanha. Nas redes sociais, a cantora publicou uma foto mostrando a roupa e marcando o jogador na publicação. Vinícius repostou a foto e agradeceu pela homenagem. "Você é f*da", escreveu ele.
Mas esta não é a primeira vez que alguém usa camisas para homenagear o craque. A Seleção Brasileira, em uma ação realizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), aderiu a um uniforme preto para disputar as partidas no mês de junho. Nos dias 17 e 20 deste mês, a equipe enfrentará Guiné, em Barcelona, e Senegal, em Lisboa, protestando contra os casos de racismo no esporte.
Além da ação de Anitta e da Seleção Brasileira, vários artistas e personalidades se solidarizaram com o caso do atleta e medidas sérias foram tomadas. No Rio de Janeiro, a Assembleia Legislativa aprovou um projeto de lei que prevê a interrupção ou suspensão de partidas de futebol em casos de racismo. O projeto foi batizado como "Lei Vini Jr" de combate ao racismo.