Envolvido em polêmicas relacionadas a comunidade LGBTQIAPN+, o pastor André Valadão colocou a boca no trombone e se pronunciou oficialmente após ser acusado de homofobia durante uma pregação na igreja e virar alvo de uma suposta exposição por parte de uma mulher trans que afirma ter feito sexo com ele por dinheiro. Segundo Talita Oliveira, na época ela era travesti e o líder espiritual teria sido “passivo” na relação sexual.
A equipe de assessoria de André Valdão enviou uma nota ao Metrópoles para dar a versão sobre o que teria acontecido. Segundo o texto, "as afirmações são absolutamente falsas". O pastor também acredita que as acusações "visam apenas obter visibilidade na mídia e revelam-se uma clara e covarde tentativa de difamar a honra de uma pessoa".
No vídeo que viralizou e foi denunciado ao Ministério Público Federal, Valadão disse: “Essa porta [casamento homoafetivo] foi aberta quando nós tratamos como normal aquilo que a bíblia já condena. Então, agora é hora de tomar as cordas de volta, dizendo não, não, não. Pode parar, reseta. E Deus fala: Não posso mais. Já meti esse arco-íris aí. Se eu pudesse, eu matava todo mundo e começava tudo de novo. Mas, prometi para mim mesmo que não posso, então, está com vocês. Vamos para cima. Eu e minha casa serviremos ao Senhor”.
Sobre a fala do pastor, a nota declara que André “nunca incitou seus fiéis a praticar crimes de ódio” e garante que irá tomar as medidas jurídicas necessárias "para salvaguardar a reputação do pastor André Valadão e buscar uma reparação justa e necessária frente a essas vergonhosas e difamatórias alegações”.
Leia a nota completa:
As afirmações são absolutamente falsas, visam apenas obter visibilidade na mídia e revelam-se uma clara e covarde tentativa de difamar e manchar a honra de uma pessoa. Diante dessa infame conduta criminosa, de injúria e difamação, serão empregadas todas as medidas legais cabíveis para salvaguardar a reputação do pastor André Valadão e buscar uma reparação justa e necessária frente a essas vergonhosas e difamatórias alegações.
O pastor enfatiza que nunca incitou seus fiéis a praticar crimes de ódio. E jamais usou a expressão “e Deus deixou o trabalho sujo para nós”, mentira repetida em publicações, postagens e manifestações públicas, que serão questionadas na Justiça. André Valadão fez somente uma interpretação bíblica sobre a homossexualidade lastreada na liberdade religiosa. Em sua missão, sempre acolheu pessoas de todas as orientações, respeitando os ensinamentos de Jesus Cristo.