
Se você já rolou o feed e deu de cara com uma mulher falando sobre relacionamento e sexo de forma direta, simples e bem-humorada, há grandes chances de ter assistido vídeos de Maiane Bastos (@maianebasttos), de 31 anos, também conhecida como Tia Maiane. Mãe solo de uma menina de 7 anos e cria do Lobato, no Subúrbio de Salvador, ela vem conquistando a web com seu jeito autêntico.
Leia Também:
Em menos de um ano, Maiane Bastos já soma quase 3 milhões de seguidores entre seus perfis no Instagram e no TikTok. E o sucesso não é por acaso: ela fala sobre o que muita gente pensa, mas não tem coragem de dizer. Em entrevista ao Portal MASSA!, a influenciadora soteropolitana contou como tudo começou — e por que escolheu abordar temas que ainda são tratados como tabus pela sociedade.
“Foi por experiências pessoais. Na verdade, eu assistia muitos absurdos na internet sobre relacionamento e sexualidade e eu pensava: ‘Pô, velho, eu sei um monte de coisa que, se eu falasse aqui, o povo iria querer ouvir’. Eu comecei a relatar as minhas experiências sexuais, as minhas experiências em relacionamentos, meus términos, as minhas frustrações, os que deram certo também, onde eu errei, onde o outro errou", iniciou Maiane Bastos.
“Eu sempre gosto de trazer para a internet os dois lados da moeda, mostrar que tanto o homem quanto a mulher falham. Hoje em dia, vemos muito esse movimento de colocar o homem sempre como narcisista, como o vilão. Mas nós, mulheres, também traímos, erramos, falhamos, ignoramos e terminamos relações. Então, eu sou uma pessoa que defende o amor, dando dicas de sexualidade para as mulheres — e elas começaram a gostar, foram chegando. E agora a gente está aí, com essa comunidade forte, falando sobre amor e sexo", acrescentou, feliz.
O que o público pergunta no direct
Segundo Maiane Bastos, o direct de suas redes sociais virou um verdadeiro confessionário digital. Ela contou quais são as perguntas que mais recebe e falou abertamente sobre as respostas que costuma dar aos questionamentos de homens e mulheres.

“Eu recebo muita pergunta de mulher: ‘Como segurar homem?’. Não tem uma receita. As pessoas são livres. Acho que o que segura é o gostar, pois se alguém gosta, ela fica. O que cabe a gente é conquistar, ter educação, dar atenção, ser recíproco, acreditar e investir na pessoa”, aconselhou a influenciadora, contando que são mulheres querendo salvar o casamento.
“Os homens, por sua vez, estão muito insatisfeitos. Eu sinto uma carência muito grande deles de carinho, atenção e compreensão. Eu recebo mensagens de homens casados perguntando por que a mulher não faz mais o anal e por que parou de fazer sexo com eles. Eles dizem: ‘Elas não querem mais, que maltratam, que não dão um beijo, um carinho e que não dormem mais de baby-doll’”, acrescentou.
Solteira falando sobre casamento incomoda
Maiane Bastos, que se separou em 2023 após um casamento de seis anos, contou que recebe muitas críticas, principalmente de mulheres incomodadas pelo fato de ela ser solteira e, ainda assim, dar conselhos sobre casamento.
“Recebo críticas todos os dias, é pelas próprias mulheres. Teve um tempo que parei de gravar, fiquei triste, principalmente pelo fato de eu não estar casada. Eu separei em 2023. Elas esperam ouvir sobre relacionamento e sexo de uma mulher casada, né? Porque, pra muita gente, tem que ter essa validação. Os homens, não, são muito mais fáceis de lidar, são mais abertos, gostam de ouvir. Só que acabei calando a boca do povo. Conectei muitas pessoas, muito mais gente acreditou em mim do que gente que duvidou. E é isso que me impulsiona”, afirmou.
Ganhando R$ 10 mil apenas postando vídeos

Antes de fazer sucesso na internet, Maiane Bastos enfrentava a rotina puxada do trabalho com carteira assinada. Pegava ônibus cedo, lidava com as dificuldades financeiras que surgiam e se virava como podia para sustentar a filha. Hoje, como influenciadora digital, ela afirma que sua realidade mudou completamente.
“Gente, é gritante. Trabalhei a minha vida toda, desde os 18 anos, no CLT, ganhando um salário. Saindo de casa às 5h30 da manhã pra pegar ônibus, chegando em casa às 7 horas da noite, com um filho pra criar, vivendo uma vida muito limitada. Eu já cheguei a passar fome no trabalho pra deixar meu ticket em casa pra comprar fralda e para minha filha ter os alimentos pra comer. Então, hoje, fazer vídeos e, de repente, ver 10 mil reais na sua conta... fora as outras possibilidades que vão se abrindo de publicidade e de receber coisas. Então, são muitas coisas boas que a internet pode trazer”, relatou emocionada.
“Tipo, vou ali numa loja, minha mãe vai fazer um óculos, e eu vou pagar o óculos dela. Coisa que, antes, eu tinha que me preparar por três meses pra ter R$ 300 livres e poder pagar um óculos pra minha mãe, entendeu? Eu poder chegar num lugar, comprar um McDonald's pra minha filha e aquilo não afetar porque está sobrando”, acrescentou a influenciadora com a voz embargada.
Investimento nos estudos
Aproveitando as portas que a internet abriu, Maiane Bastos decidiu ir além: quer estudar sexologia e desenvolvimento pessoal, buscando embasamento teórico para somar às suas vivências.

“Eu penso em fazer sexologia, inclusive já estou pesquisando escolas e profissionais renomados para isso. Também estou me organizando para ir a São Paulo fazer o Método CIS, da Febracis, voltado para desenvolvimento pessoal. Como a internet surgiu de forma muito repentina na minha vida, ainda tenho muitos bloqueios, muitas coisas que preciso entender... Quem sabe, futuramente, para me tornar uma coach, uma mentora. Muita gente acredita em mim, me procura, confia no que eu falo. Então, quero entregar o meu melhor para essas pessoas, porque sei que tenho ajudado elas. A gente precisa, sim, se especializar para continuar contribuindo e oferecendo o melhor”, declarou.
Por último, a influenciadora soteropolitana Maiane Bastos revelou à nossa reportagem que está preparando dois cursos com conteúdos exclusivos, voltados tanto para solteiros quanto para casados.