
Que baiano carrega a musicalidade no sangue ninguém discute — ainda mais por se tratar de um estado que revelou metade dos 'gigantes' da história da música brasileira. Nesta quinta-feira (13), mais dois nomes entraram para essa galeria poderosa: a banda BaianaSystem e a cantora Luedji Luna, que carimbaram o passaporte no Grammy Latino 2025, direto de Las Vegas, Estados Unidos.
Leia Também:
O grupo se garantiu na categoria "Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa", com o disco "O Mundo Dá Voltas". Já Luedji Luna brilhou forte ao vencer "Melhor Álbum de Música Popular Brasileira/Música Afro Portuguesa Brasileira", com o trabalho "Um Mar Pra Cada Um".
Para recordar essa caminhada de sucesso que vem de décadas, o MASSA! reuniu quatro artistas do estado que também já foram reconhecidos no Grammy Latino.
Carlinhos Brown

Cantor, compositor, percussionista, produtor e um dos maiores representantes da música baiana no cenário internacional, Brown se destacou pela fusão de ritmos afro-brasileiros com pop, samba-reggae e música eletrônica. Fundador da Timbalada e integrante de projetos como Tribalistas, acumula 12 indicações ao Grammy Latino e 3 vitórias.
Gilberto Gil

Um dos pilares do tropicalismo ao lado de Gal Costa e Maria Bethânia, Gil construiu uma carreira pautada pela experimentação musical e forte presença cultural. No decorrer dos anos, o ex-ministro da Cultura colecionou 18 indicações ao Grammy Latino e venceu 6 vezes.
Xênia França

A cantora e compositora baiana despontou nacionalmente no projeto Aláfia, marcado pela mistura de soul, MPB e ritmos afro-brasileiros. Em carreira solo, consolidou um trabalho guiado por espiritualidade e ancestralidade. Seu álbum "Em Nome da Estrela" rendeu o Grammy Latino de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa.
Caetano Veloso

Nascido em Santo Amaro, Caetano é um dos nomes mais influentes da música brasileira e da cultura latino-americana. Criador do movimento tropicalista, ajudou a renovar a MPB com referências populares e internacionais. O artista acumula 33 indicações ao Grammy Latino e 12 vitórias ao longo da carreira.
