A 20° edição do Anipólitan, que ocorreu em seu segundo dia de evento neste domingo (17), na Faculdade Unijorge, em Salvador, teve como principal característica o Cosplay, que é uma abreviação de costume play, e é considerado uma atividade de arte performática em que os participantes chamados cosplayers usam fantasias e acessórios para representar um personagem específico no qual eles mais se indenticam.
Para falar um pouco mais sobre esse universo, o Portal Massa! conversou com alguns adeptos da arte do cosplay, que foi performance mais usada no Anipólitan e fez 'a cabeça da galera' que participou. Helder Santos escolheu para primeiro e segundo dia de Anipólitan a performance em cosplay do personagem Kaidou, e detalhou ao Portal o motivo da escolha deste personagem.
"Rapaz, Kaidou em si é um personagem brabo, brabo mesmo, então estou aqui hoje só pra mostrar o doce de pessoa que eu posso ser dele", afirmou o cosplayer.
Performando o mesmo cosplay durante os dois dias de evento, essa é a primeira caraterização de Helder que especificou sua escolha e contou o que achou do Anipólitan. "O que me inspirou mesmo foi que eu vi muitas pessoas que pegam mais personagens comuns de One Piece, tipo Luffy, Zoro, Sanji, então eu decidi fazer a mudança, então eu decidi de vez colocar um vilão mais, sei lá, do arco atual".
"Eu adorei o Anipólitan, encontrei tanta gente legal, você não tem noção. Foi a coisa que eu mais gostei, foi esse Anipólitan. Minha primeira vez de cosplay, acho que nós cosplayers, sei lá, devia ser respeitado assim, porque a alegria que a gente transmite é muito boa. Você não tem noção quantas vezes a gente vai tirando foto. É uma alegria e tanto, até pra mim quanto pra pessoa que tira foto", finalizou Helder.
Já Sky Correia, de 18 anos, trouxe como performance o cosplay da personagem Milly de Hellovaboys. "Eu gosto muito de Milly de Helovaboys, amo a personagem, e essa é a primeira vez que participo com esse cosplay mas já participei de outras edições", afirmou a Cosplayer.
"O evento tem sido muito legal e é fascinante poder acompanhar algo que agente realmente gosta", concluiu Sky.
Vale lembrar que eventos que valorizam a cultura do Cosplay têm tido uma crescente demanda em Salvador se tornando uma tradição.