Para as mulheres que gostam de sair da curva e estão em busca de uma oportunidade de emprego, a Wilson Sons, maior operadora de logística portuária e marítima do Brasil, oferece a chave: o Programa de Qualificação Profissional Porto Delas. Com inscrições abertas e 30 vagas gratuitas, a iniciativa é voltada exclusivamente para mulheres, com o objetivo de incentivar a presença feminina em áreas tradicionalmente ocupadas por homens, como o setor portuário e industrial.
O programa, realizado em parceria com o SENAI Bahia, oferece uma trilha formativa composta por cursos como operação de empilhadeira elétrica, segurança em eletricidade – NR10-Básico, e oficinas de diversidade. Além das aulas teóricas, as selecionadas participarão de atividades práticas com visitas técnicas ao terminal portuário.
As inscrições estão abertas até esta quinta-feira (17) e podem ser feitas pelo link https://www.senaibahia.com.br/portodelas/. Para concorrer às vagas, as candidatas devem ter ensino médio completo, CNH nas categorias B, C, D ou E, e residir em Salvador (BA). O curso começará em 4 de novembro e terminará em 30 de janeiro de 2025, com aulas no período noturno. As participantes terão direito a auxílio alimentação e transporte durante o curso.
Adriana Medeiros, Supervisora de Marketing e Especialista em ESG da Wilson Sons, destaca a importância da iniciativa. “O Porto Delas foi lançado para mostrar que o setor portuário é um lugar onde qualquer mulher pode trilhar uma carreira de sucesso e se desenvolver. Nós entendemos que a diversidade melhora a performance e o clima organizacional, além de impactar o desenvolvimento socioeconômico da nossa comunidade,” afirma.
O processo seletivo será dividido em três fases sendo Inscrição online; Avaliação documental para comprovar os requisitos exigidos; e Prova de português, matemática e conhecimentos gerais.
Para a Wilson Sons, iniciativas como o Porto Delas são fundamentais para expandir as oportunidades para mulheres no setor. "De 2021 para cá, aumentamos em 107% o número de mulheres em nossa operação. Ainda estamos longe do equilíbrio ideal, mas acreditamos que estamos no caminho certo,” ressalta Adriana Medeiros.