27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Empregos

Oportunidade - 05/11/2024, 06:00 - Vitória Sacramento

Instituto abre 440 vagas gratuitas para curso profissionalizante

Inscrições podem ser feitas até 10 de janeiro, de forma online

Curso é voltado a jovens de baixa renda, entre 17 e 24 anos
Curso é voltado a jovens de baixa renda, entre 17 e 24 anos |  Foto: Divulgação

Uma grande oportunidade chegou a Salvador para jovens em busca do primeiro emprego. O Instituto Aliança anunciou a abertura de 440 vagas para seu curso gratuito de formação profissional em 2025, voltado a jovens de baixa renda, entre 17 e 24 anos.

A iniciativa integra o programa Rotas e Travessias, realizado em parceria com a Suzano, a Z Zurich Foundation e outros apoiadores. Com um formato totalmente online, o curso será dividido em quatro turmas de 110 alunos, abrangendo participantes de vários estados do Brasil, com aulas duas vezes por semana.

Com o objetivo de preparar esses jovens para o mercado de trabalho, o curso oferece capacitação em habilidades socioemocionais, digitais e de comunicação, além de estimular uma atitude empreendedora. Para facilitar o acesso, os alunos receberão tablets com internet para acompanhar as aulas por videoconferência, que deverão ser devolvidos ao fim do curso para beneficiar novas turmas.

As inscrições ficam abertas até 10 de janeiro de 2025. Entre os requisitos estão a faixa etária de 17 a 24 anos, escolaridade mínima de ensino médio cursando ou concluído em escola pública, e renda familiar de até dois salários mínimos. As inscrições devem ser feitas pelo site do Instituto Aliança.

O programa visa inserir mais de 70% dos participantes no mercado de trabalho, contando com uma equipe dedicada a conectar os jovens a potenciais empregadores. O Instituto Aliança mantém parcerias com empresas e promove encaminhamentos através do aplicativo IAE (Instituto Aliança Empregos), que conecta candidatos a vagas de emprego. O suporte também se estende por quatro meses após a formação, oferecendo orientação para entrevistas e apoio individualizado.

Bárbara Pereira, coordenadora nacional de inserção do programa, destaca o impacto transformador do projeto para jovens em situação de vulnerabilidade. “O programa oferece suporte integral e desperta autoconfiança e visão de futuro, ajudando os jovens a enxergarem novas possibilidades”, afirma.

Com previsão de expansão para novos municípios em 2025, o programa Rotas e Travessias pretende garantir uma trajetória profissional digna para centenas de jovens, proporcionando também a oportunidade de fazer novas amizades com colegas de diversas regiões do Brasil.

“No futuro, o objetivo é não apenas aumentar o número de jovens atendidos, mas também fortalecer nossas parcerias para oferecer ainda mais oportunidades de transformação pessoal e profissional. Assim, buscamos garantir que mais jovens em diferentes regiões do Brasil tenham acesso a caminhos que realmente mudem suas vidas e suas comunidades”, conclui Bárbara.

exclamção leia também