
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está com inscrições abertas para 162 vagas de estágio não obrigatório em diversas cidades do país, incluindo Salvador. A seleção, realizada em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola do Rio de Janeiro (CIEE Rio), contempla oportunidades para estudantes de graduação, ensino médio e pós-graduação.
Leia Também:
Na capital baiana, os selecionados irão atuar em unidades da Fiocruz Bahia, referência em pesquisa biomédica e saúde pública no estado. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 22 de outubro, exclusivamente pelo portal do CIEE.
O programa oferece 152 vagas para estudantes de graduação, sete para ensino médio e três para pós-graduação, com carga horária de 20 horas semanais (4h por dia) ou 30 horas semanais (6h por dia), a depender da área de atuação.
Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Candidatos estrangeiros também são aceitos, desde que estejam matriculados em cursos autorizados no Brasil e possuam visto temporário válido. A idade mínima para participar é de 16 anos, ou 18, para atividades em áreas insalubres ou perigosas.
O processo seletivo inclui o preenchimento de formulário online, análise documental e entrevistas. A Fiocruz também reforça seu compromisso com a diversidade por meio de ações afirmativas, reservando vagas para grupos historicamente sub-representados. O edital prevê 30% das vagas para pessoas negras, 10% para pessoas com deficiência, 5% para indígenas e 5% para pessoas trans.
As oportunidades representam uma porta de entrada para jovens baianos que desejam atuar em uma das principais instituições de pesquisa e promoção da saúde pública do país.
*Sob supervisão do editor Anderson Orrico