25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Empregos

Comunicação Quântica - 05/06/2024, 11:52 - Da Redação - Atualizado em 05/06/2024, 12:34

Com bolsa de R$ 5 mil, Senai lança curso diferenciado; saiba mais

Primeira turma será iniciada em julho, e as aulas terão duração de seis meses

Edital deve ser publicado ainda esse mês no site da instituição
Edital deve ser publicado ainda esse mês no site da instituição |  Foto: Divulgação

O Centro Universitário Senai Cimatec inovou e lançou um curso de Especialização em Comunicação Quântica. A primeira turma será iniciada em julho deste ano, e as aulas terão duração de seis meses. Ao todo, serão 30 vagas na turma, sendo 20 com bolsas de R$ 5 mil para que os profissionais possam se dedicar de forma exclusiva aos estudos. O edital deve ser publicado ainda esse mês no site da instituição.

O evento de lançamento contou com a participação da coordenadora do primeiro Centro de Competência em Tecnologias Quânticas do Brasil (QuIIN), Profa. Dra. Valéria Loureiro. Além dela, também estiveram presentes o coordenador Técnico do curso, Anderson Buarque; e da coordenadora acadêmica, Patrícia Tourinho, e abordou os principais pontos da pós-graduação, que é uma parceria com o QuIIN. 

Para a coordenadora do QuIIN, Profa. Dra. Valéria Loureiro, a comunicação quântica é a comunicação do futuro que vai permitir uma segurança absoluta na transmissão dos dados. “Quando a gente usa criptografia quântica é impossível hackear as informações. Nesse curso, os profissionais vão ser preparados, para atuar no desenvolvimento de tecnologia na área de criptografia quântica, que é uma área nascente, como também engajar em pesquisas para o futuro da comunicação quântica”, destacou a especialista.   

 O curso, inédito no Brasil, terá foco na pesquisa e desenvolvimento de criptografia, redes de comunicação e internet quântica. “No Brasil, a gente tem poucos cursos em relação ao tema e entende-se como um curso do futuro. Então, estamos investindo na capacitação de profissionais para atuar no mercado daqui a alguns anos e termos os pesquisadores necessários para a academia e nas empresas”, comentou a coordenadora Patrícia Tourinho.  

exclamção leia também