A jornalista baiana Rita Batista compartilhou dicas para quem pretende explorar Salvador durante o verão. Fugindo dos tradicionais cartões-postais como o Farol da Barra e o Pelourinho, ela incentivou os turistas a conhecerem um lado menos óbvio dos roteiros turísticos, mas que é repleto de cultura e história. [veja a lista no fim da matéria]
"Eu acho que as pessoas precisam conhecer o Centro da cidade. Acho que as pessoas precisam saber como é que Salvador se posiciona durante todo o ano, não só no verão. É claro que a gente tem um impulsionamento do turismo, a gente se prepara para receber as pessoas, a gente quer mostrar os pontos turísticos, mas eu acho que você sair desse circuito de todos os lugares de sempre é bom, sabe?", afirmou Rita Batista.
Ela destacou locais que muitas vezes passam despercebidos pelos visitantes, mas que são ricos em experiências culturais e sociais. "Respirar um pouco da cidade, parar de ter medo, ocupar as ruas, ocupar o espaço público, então vai no Passeio Público, lá no Centro da cidade tem uma vista belíssima para a Bahia de Todos os Santos, tem o Teatro Vila Velha, tem a Praça 2 de Julho, que é a Praça do Campo Grande, também é lá no Centro da cidade, onde você pode dar um passeio, olhar as coisas", sugeriu.
Rita Batista ainda ressaltou a importância de explorar o comércio popular e entender como o cotidiano dos soteropolitanos é moldado ao longo do ano, incentivando os visitantes a contribuírem para a economia local. "Vai na Avenida 7, vai no Comércio Popular, vai entender como é que essas pessoas se viram durante todo o ano e como o seu dinheiro, daqueles que estão chegando aqui para fazer esse aporte no verão, vai contribuir para a economia da minha cidade", completou.
Lugares indicados por Rita Batista no Centro da Cidade:
Passeio Público
Teatro Vila Velha
Praça 2 de Julho
Avenida 7