25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Sabendo Com Vini

Sucesso! - 03/08/2024, 07:50 - Dara Medeiros e Vinícius Viana

Novos ritmos, mesma essência: Vina Calmon fala sobre a carreira solo

Ex-Cheiro de Amor, cantora contou todas as novidades da nova fase profissional

Vina Calmon agora é cantora solo
Vina Calmon agora é cantora solo |  Foto: Denisse Salazar/Ag. A TARDE

Cheia de energia, sonhos e foco, a cantora Vina Calmon deu início a um outro patamar na carreira musical e partiu para o voo solo neste ano. Nascida em Pernambuco, mas recebida de braços abertos pelos baianos, a artista é uma das pérolas do Carnaval de Salvador e preparou novos projetos para voltar aos palcos com tudo o que tem direito.

Em conversa com a coluna Sabendo com Vini, do Portal MASSA!, Vina Calmon abriu o coração para relembrar a trajetória que traçou através da música e, claro, contar quais os próximos passos irá tomar para brilhar ainda mais este verão. A cantora também vai colocar um ponto final na curiosidade dos fãs sobre qual ritmo musical ela irá seguir a partir de agora.

Vina traz para a nova fase as experiências que ganhou com o tempo

Conhecida especialmente pelos anos em que passou sendo a vocalista da banda ‘Cheiro de Amor’, um dos marcos do Axé Music, o caminho musical de Vina Calmon foi iniciado em um ritmo bem diferente, o “baile”, quando ela ainda era criança e morava na cidade pernambucana de Santa Maria da Boa Vista. Os anos se passaram e Vina foi apresentada ao forró, gênero que abriu as portas que ela precisava para começar a viver da arte.

Talentosa e disposta a realizar este sonho desde cedo, Vina Calmon saiu de casa quando era adolescente e encarou o desafio de se sustentar sozinha, com o fruto da sua voz: “Minha trajetória foi com muita luta, não foi fácil. Imagine sair adolescente de casa, com 16 anos? Ou seja, com 16 anos eu já não dependia mais dos meus pais, eu já ganhava o meu próprio dinheiro, eu já era independente financeiramente por causa da música”.

A artista está animada com os novos projetos
A artista está animada com os novos projetos | Foto: Denisse Salazar/Ag. A TARDE

Se para a Vina menina nunca faltou coragem, à mulher que ela se tornou também não. A mesma força que a cantora usou para correr atrás dos objetivos dela no começo da carreira, ela trouxe para reiniciar o propósito solo.

“A gente sabe que um recomeço é sempre muito difícil, e carreira solo é isso. A gente começa praticamente do zero, então a parte da criação, a busca de tudo, musicalmente falando, estilo, e até em relação ao próprio estilo visual, exige muito”, declarou.

Para além da parte desafiadora de recomeçar, Vina Calmon contou que está empolgada com as novidades que trará nos próximos meses. Ela já lançou a primeira canção, o hit ‘Beija Eu’, e estreou no Fortal deste ano, que aconteceu em meados de julho, mas em breve estará arrastando multidões na Bahia.

Assista ao primeiro clipe da carreira solo de Vina:

“Podem aguardar que vem muita coisa boa por aí e eu falo com muita propriedade e gratidão por estar vendo que estamos nesse processo interno. Às vezes quem está de fora não sabe, acha que está tudo parado. Porém, acho que foi um período extremamente necessário para que a gente possa fazer um trabalho interno com alicerce. Para que quando a gente for expor esse trabalho, a gente tenha uma segurança, entendeu? Que seja algo muito sólido”, explicou Vina à coluna Sabendo com Vini.

No verão deste ano, a meta é apresentar ao público o material que ela vem preparando ao longo dos meses. “A minha equipe tá toda empenhada para que façamos um trabalho incrível, e a gente já vem com música nova, a gente já vem com CD novo, a gente já vem com mais ‘Vina Canta’ também! É uma sequência de lançamentos. A gente sabe que precisa ter isso, que as pessoas esperam isso, que querem isso, e a gente também quer fazer a entrega, então a minha equipe e eu estamos nos dedicando muito”, contou.

Outras canções, outros ritmos e infinitas possibilidades

Quem acompanha o trabalho de Vina Calmon sabe que ela consegue se sair bem em vários ritmos. Agora que não está mais atrelada a um grupo de axé, muita gente ficou se corroendo para saber se ela vai seguir no gênero musical ou se vai passar por uma mudança radical. Sem papas na língua, ela abriu o jogo sobre isso.

“A gente sabe que é uma curiosidade muito grande para as pessoas, mas não vai deixar de ser música da Bahia. Porém, com o molho do forró também. É uma mistura de ritmos. Pode-se dizer que vai dar bem bom, que já está dando”, revelou.

Mas calma, leitores, pois não é preciso esperar para conferir se Vina vai se sair bem em outros gêneros. Com um projeto leve, ela gravou algumas canções de artistas que admira e publicou o resultado no canal oficial do YouTube dela: “Atendendo aos pedidos dos fãs, a gente resolveu fazer o ‘Vina Canta’ e tem dado muito certo”.

Veja um cover que Vina fez:

A artista também está ansiosa para fazer parcerias com grandes nomes da música brasileira. Ao ser questionada se ela quer dividir o palco com alguém, ela respondeu: “Nossa, não tem alguém não, tem ‘alguéns’, muitos ‘alguéns’! Simone Mendes é sonho, com certeza, Mari Fernandes, Ivete Sangalo, Léo Santana que é prata da casa, é ouro da casa”.

Brincalhona, Vina Calmon falou sobre a boa relação que tem com os cantores que também fazem parte da Salvador Produções e agradeceu pela recepção que está tendo desde que chegou na empresa.

“A gente já tem muitos aqui na casa que a gente sabe que que acolhe, que abraça mesmo, que são amigos, que são parceiros, e muitos outros que estão por vir também de fora. Eu tô aqui com o meu coração aberto para fazer novas parcerias”, disse.

Orgulho do passado e foco no futuro

Ao olhar para a própria caminhada, Vina Calmon diz que não mudaria nada do que fez e nem pularia etapas, mesmo trabalhando com a música desde os 10 anos de idade. Para ela, cada experiência foi importante e contribuiu com o seu “amadurecimento” e “evolução” pessoal e profissional.

“Eu de verdade não tenho que reclamar sobre minha carreira, sobre a minha trajetória, porque eu passei por outros lugares e tive pessoas ao meu redor que graças a Deus que me acolheram e me trataram bem. Eu sou uma sortuda, porque ainda que eu tenha passado muitas dificuldades e que tenha encontrado pessoas muito ruins no caminho também, Deus sempre me protegeu”, avaliou Vina.

Primeiro show de Vina após sair da Cheiro de Amor foi no Fortal 2024
Primeiro show de Vina após sair da Cheiro de Amor foi no Fortal 2024 | Foto: Divulgação/@mlqsfilmes

Leia também:

Investimento de até R$ 500 mil: saiba tudo sobre niver de influencer baiano

De bonde! Saiba o que Cristian, Baco e O Kannalha aprontaram na CBX

Festão de luxo: veja o que rolou no niver fantasia de Júnior Caldeirão

A cantora se emocionou ao perceber o quão longe chegou: “Lá atrás eu não tinha perspectiva nenhuma de vida e a música me salvou. Eu tenho a sorte de ter tido o amor da minha família, dos meus tios, da minha mãe, e a música. Eu não tinha dinheiro, mas eu tinha música e o amor da minha família, que me salvaram”.

Por fim, Vina Calmon declarou que se sente grata pela carreira que construiu e demonstrou estar disposta a se empenhar para continuar a escrever uma grande história na música.

“Hoje eu me defino dona de grandes conquistas, uma artista já dona de grandes conquistas e que está com o coração aberto a viver esse momento intensamente com pureza d'alma, com entrega, com verdade, e é isso que eu quero. A nova fase, com a nova Vina, vem cheia de sentimentos positivos”, concluiu.

exclamção leia também