Você se lembra das marcas Fido Dido, Bad Boy, Big Johnson e M2000? Elas marcaram os anos 1990 e dominaram o estilo da época. No entanto, apesar da fama, algumas desapareceram do mercado, enquanto outras se reinventaram. Saiba agora na coluna Sabendo Com Vini, do Portal MASSA!, o que aconteceu com essas marcas, que fizeram a cabeça da galera no Brasil.
Fido Dido
No final dos anos 1990, a marca nova-iorquina Fido Dido virou febre em vários países. Embora hoje não seja tão popular, o Fido Dido ainda é produzido pelo Grupo Cativa, no sul do Brasil.
Bad Boy
Já a Bad Boy, que nasceu nos Estados Unidos, é outra que conquistou popularidade nos anos 1990 entre surfistas, patinadores e pilotos de motocross. Com pouco tempo, ganhou as ruas, tornando-se ícone também entre adolescentes e pessoas que não praticavam esportes radicais. No Brasil, ela ganhou destaque ao patrocinar a lenda do jiu-jitsu Rickson Gracie. Com o tempo, reposicionou-se no mercado, focando-se em atletas de MMA.
Big Johnson
A marca estadunidense Big Johnson era o sonho de consumo de muitos. Suas estampas traziam um personagem nerd cercado de mulheres vestidas com roupas provocativas, com humor ácido e sempre com uma frase divertida.
Porém, a Big Johnson enfrentou problemas por ser uma das marcas mais pirateadas, inclusive no Brasil e, com o crescimento das grandes varejistas, acabou falindo.
M2000
Na mesma época, os sapatos e tênis da M2000 se tornaram objeto de desejo entre os brasileiros, fazendo da marca a terceira maior do país. Em 1992, um M2000 faturou cerca de 100 milhões de dólares e começou a exportar para diversos países, mas, devido ao acúmulo de dívidas, também foi à falência.