O Nordeste está em festa após o presidente Lula (PT) sancionar a Lei Nº 14.720, de 7 de novembro de 2023, que reconhece o forró, ritmo nordestino, como manifestação cultural nacional. A coluna Sabendo Com Vini repercutiu o assunto com o cantor e forrozeiro Targino Gondim sobre a importância da resolução para os guardiões da cultura nordestina e do legado de Luiz Gonzaga.
"Esse reconhecimento como manifestação cultural nacional, de qualquer forma, nos credencia à credibilidade, dá força e poder do que fazemos. Claro que, junto com isso, temos que ter um trabalho cuidadoso em relação ao nosso trabalho individual e cuidadoso em relação aos trabalhos coletivos, aos projetos que têm a coletividade, como os que eu faço também nos festivais.
Em seguida, Targino Gondim afirmou que, apesar do reconhecimento, irá correr atrás de investimentos para a promoção do gênero. "Não significa que esse reconhecimento, como manifestação cultural nacional, vai abrir portas, [que] tudo vai estar escancarado para a gente, que a gente vai poder fazer e acontecer. Não, não é bem por aí, infelizmente, mas a gente vai sim em busca de mais investimento e mais formas que consigamos promover esse gênero. Então, ficamos muito felizes, aplaudimos muito essa resolução para todos os envolvidos, e viva o forró, viva Luiz Gonzaga sempre", completou.
Ligue o som e escute a entrevista