É melhor prevenir do que remediar quando o assunto é segurança e redes sociais. O influenciador baiano Alesson Lima, de 25 anos, aprendeu essa lição após criadores de conteúdo da Bahia serem vítimas da bandidagem depois de compartilharem suas localizações em tempo real para milhões de seguidores.
Para quem não lembra, no ano passado, a amiga de Alesson, a blogueira Rebeca Lemos, mais conhecida como Beqinha, viveu momentos de terror durante um assalto. Os bandidos tentaram sequestrá-la após roubarem dinheiro, joias e celulares de outros criadores de conteúdo. O episódio aconteceu quando ela e os amigos retornavam para suas casas em Salvador, após assistirem ao show da cantora Ivete Sangalo no Centro de Convenções.
Em entrevista exclusiva ao Sabendo Com Vini, o influencer Alesson, que atualmente acumula 1,5 milhão de seguidores no Instagram, revelou que se viu dentro do inferno após familiares de amigos serem ameaçados. "Já vivemos uma que não foi exposta, que foi bem pesada, com ameaças de que iriam pegar mãe e a vó. Na época, eu estava até viajando, foi um inferno assim na vida", desabafou.
Medidas drásticas
Em seguida, Alesson revelou que adotou medidas drásticas em relação à exposição em tempo real após os episódios traumáticos. "Eu procuro postar as coisas depois. Nunca posto em tempo real. Gravo de manhã, posto de tarde. Gravo de tarde, posto de noite. Gravo de noite, posto de madrugada, na hora de dormir", contou o influencer.
Nem todo mundo quer o bem na internet
Alesson diz ter a consciência de que nem todo mundo que está acompanhando a vida dos influenciadores está bem-intencionado. "A gente tem que ter cuidado, porque assim, tem muita gente que acompanha [nossas redes sociais], que gosta muito da gente, mas tem gente que acompanha e não temos como saber. Não sabemos se estão ali porque gostam ou se querem fazer algum mal. E hoje, infelizmente, a gente tem que ter medo de tudo", pontuou.
Conselho que salva vidas
Por fim, Alesson declarou que as pessoas não podem esperar algo acontecer para se prevenirem. "Infelizmente, a gente tem o costume de pagar para ver. Então, precisou acontecer para a gente começar a tomar cuidado, porque a gente está ali, vivendo, curtindo. Porque a gente não faz mal a ninguém, a gente acha que ninguém quer fazer mal, a gente acha que existe um mundo incrível, colorido [e] maravilhoso. Mas, infelizmente, não é assim, né? Então, a gente tem que tomar cuidado. Não espere acontecer para tomar cuidado, tome cuidado logo", finalizou o influenciador digital.