O controverso guia TasteAtlas, dos Estados Unidos, classificou o abará e o caruru como alguns dos piores pratos do Brasil, gerando repercussão entre os baianos, especialmente entre aqueles dedicados a preservar a culinária ancestral. Em uma entrevista exclusiva à coluna Sabendo Com Vini, do Portal MASSA!, o ator e afrochef Jorge Washington compartilhou sua opinião sobre a avaliação feita pelos americanos.
"Recebi essa notícia com bastante surpresa, porque nós, que somos baianos, temos um olhar para a culinária ancestral, com uma visão de respeito e entendimento do que é esse legado deixado pelos nossos mais velhos. Entendo que é uma avaliação feita por pessoas que não compreendem esse legado cultural. Entendo também que é uma avaliação feita para levantar polêmica", afirmou.
Americanos não tem bagagem gastronômica
Após criticar a avaliação dos americanos, Jorge Washington opinou sobre a culinária dos Estados Unidos, afirmando que eles não possuem a bagagem cultural necessária para comentar sobre a gastronomia de outros países.
Falta entendimento cultural do que é cada prato. Os caras que são criados comendo hambúrguer, batata e porco, então eles não têm lastro para estar analisando a comida das pessoas de outros lugares
, alfinetou o chefe.
Por fim, Jorge Washington, que é apaixonado pela culinária ancestral, falou sobre a importância de buscar informação antes de opinar sobre o que não se conhece. "A mensagem que eu deixo é a seguinte: quando você for fazer uma avaliação de uma comida de alguém, num contexto histórico como o do abará e o do caruru, que são comidas impregnadas de ancestralidade, que você, pelo menos, procure se informar e estude a respeito antes de emitir uma opinião", finalizou.