A cantora trans Tertuliana Lustosa, vocalista da banda A Travestis, acusou a Unimed Rio de transfobia após o cancelamento da assinatura do seu plano de saúde. De acordo com a pagodeira baiana, o cancelamento ocorreu sem explicação após ela entrar com o pedido de uma cirurgia de redesignação de sexo.
"A Unimed Rio acabou de ser transfóbica comigo, na verdade vem sendo há muito tempo. Eu fiz uma solicitação de cirurgia de redesignação e eles simplesmente cancelaram o meu plano", desabafou Tertuliana Lustosa.
Em seguida, a cantora trans afirmou que recebeu um péssimo atendimento em uma das unidades da Unimed Rio no Rio de Janeiro durante a solicitação da mudança de sexo. "Dois meses depois que eu fui lá no Rio de Janeiro, porque eles ainda exigiram isso. E a mulher [atendente] disse que nunca tinha visto um caso desse, uma solicitação como essa, entendeu? Uma equipe totalmente despreparada, porque a sociedade cisgênero tem que estar preparada para lidar com as pessoas trans porque nós estamos incluídas nessa sociedade também. Então, é um absurdo todo o tratamento que eu recebi", desabafou Tertuliana.
Por fim, a pagodeira baiana revelou que o cirurgião plástico particular dela recebeu uma mensagem da Unimed Rio, informando o cancelamento do plano e, com isso, o procedimento cirúrgico também.
"Eu fui no site do meu plano e vi que estava tudo bloqueado", relatou Tertuliana. A equipe cirúrgica da artista afirmou que o cancelamento foi inusitado e não seguia as normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil, que regula o mercado de planos privados de saúde.
Alô Unimed Rio
A coluna Sabendo Com Vini entrou em contato com a Unimed Rio para obter o posicionamento da empresa sobre a acusação de transfobia. No entanto, não houve resposta até o fechamento desta matéria.