29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Quebradeira

Parceria de qualidade - 12/04/2025, 06:50 - Adan Nascimento

Tom da Bahia lança música em homenagem ao campeão mundial de futebol Raí

Cantor baiano é vizinho do ex-jogador na França

Tom da Bahia e o ex-jogador Raí
Tom da Bahia e o ex-jogador Raí |  Foto: Éric Bhome

Baiano, filho de Itabuna e há 20 anos residindo na França, o cantor, compositor e músico Tom da Bahia lança, no próximo dia 19 de abril, nas plataformas digitais um single em homenagem ao campeão mundial de futebol pela Seleção Brasileira em 94, Raí, que também mora na França atualmente.

Intitulada 'Raí Eterno', a canção que celebra o legado do ex-jogador, dono da camisa 10 que conquistou o tetracampeonato do Brasil, já está disponível para pré-save através do link: https://found.ee/TomdaBahiaRaEterno.

Amigos de longas datas, Tom e Raí se conheceram na França - onde atualmente ambos residem. O cantor, também já foi jogador de futebol profissional e conta que a ideia de compor a letra veio de um desejo do ex-meio-campista e fundador da Associação Gol de Letra.

"Há um ano, Raí me viu cantando a música 'Reconvexo', de Caetano Veloso, onde um trecho cita Bobô, grande jogador do Bahia e da seleção. E com isso ele demonstrou interesse em também ser homenageado um dia com uma música. Um ano se passou e agora quero surpreendê-lo com essa canção. Raí tem uma grande importância na minha carreira, ele abraçou meu trabalho desde o início, me deu grandes oportunidades, então é uma homenagem merecida", revelou Tom.

A nova música estará no repertório de Tom da Bahia em seu show em Rolland Garros, no dia 24 de junho. Essa será a estreia do artista no evento integrado ao Torneio Mundial de Tênis, que acontece anualmente em Paris. Na ocasião, haverá a edição do 'Ano do Brasil na França', festa que celebra a relação entre os dois países.

"Vai ser um grande dia! Recebi com muita alegria o convite da Federação Francesa de Tênis e vou representar o Brasil, levando o swing afro-brasileiro para o evento, com banda completa, ballet e muita música", disse.

Além de músico, Tom é um dos principais difusores da cultura baiana na Europa. Fundador da Associação Odoya Paris, ele foi pioneiro em realizar a Festa de Iemanjá na capital francesa, além de promover ações formativas e culturais através de sua instituição. Sobre esse legado, o baiano afirma que construiu com grande esforço.

"Fico feliz com essa crescente de brasileiros na Europa, que assim como eu e Raí, querem construir uma vida aqui. Mas é um trabalho de formiguinha, porque não é fácil ganhar espaço fora do seu país de origem. Atualmente faço shows do norte ao sul da França, Alemanha, Portugal, e sempre levo a Bahia, o axé music, o samba-reggae e a nossa cultura afro-brasileira comigo. São 20 anos de história, trabalho e dedicação, e estou feliz com o andamento da minha carreira", disse o artista que volta à Bahia em abril para visitar a família.

exclamção leia também