O Bloco "Quero Ver o Momo" já bateu o martelo no tema do Carnaval de 2025: 'O Legado: Empoderamento Feminino no Carnaval', uma celebração ao protagonismo das mulheres negras na construção do Carnaval de matriz africana em Salvador.
O desfile acontecerá no domingo de folia momesca, dia 2 de março de 2025, no Circuito Batatinha (Centro Histórico), prometendo um cortejo emocionante com homenagens às matriarcas da nossa cultura.
Seguindo um calendário repleto de ações socioculturais que antecedem o desfile momesco, o Quero Ver o Momo anuncia a quarta edição do "Concurso Realeza Momesca da Melhor Idade".
Nesta edição, a corte será composta exclusivamente por mulheres idosas, refletindo a homenagem central do Carnaval 2025. As inscrições para concorrer ao posto de Rainha, Princesa e Miss Simpatia do Bloco Quero Ver o Momo seguem abertas até o dia 24 de janeiro, através do formulário on-line.
Cris Santana, presidente da Associação Cultural e Carnavalesca Quero Ver o Momo e produtora cultural, ressalta a conexão entre o tema do Carnaval 2025 e a marchinha “Respeita as Mina”, vencedora do 1° Concurso de Marchinhas Carnavalescas do bloco.
“'A marchinha', uma composição autoral de Marcos Poca Olho e Alexandre Babilônia, venceu o concurso com uma mensagem poderosa que homenageia as mulheres e sua liberdade na folia carnavalesca. Ela fala sobre força, alegria e, principalmente, respeito”, afirma Cris.
A presidente também destaca como essa temática inspirou a configuração inédita da corte momesca, formada exclusivamente por mulheres idosas.
“Temos um compromisso com o bem-estar, a cultura e o entretenimento do público da terceira idade. Nossas ações são inclusivas e pensadas para promover alegria, autoestima e sociabilização. Em 2025, queremos valorizar e celebrar nossas mães, tias e avós, figuras tão importantes em nossas vidas e na construção da cultura carnavalesca”, reforça Cris Santana.