24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Quebradeira

Bom incentivo - 27/09/2025, 06:50 - Adan Nascimento

Quadrilhas Juninas de Salvador viram Cultura Popular Municipal

Projeto de Lei 103/24, de autoria do vereador Téo Senna, foi aprovado

Quadrilhas juninas são tradição nos festejos
Quadrilhas juninas são tradição nos festejos |  Foto: Shirley Stolze / AG. A TARDE

A Câmara Municipal de Salvador aprovou essa semana o Projeto de Lei 103/24, de autoria do vereador Téo Senna, que reconhece as Quadrilhas Juninas soteropolitanas como Cultura Popular, para que possam ser inseridas no Programa Viva Cultura, da Prefeitura da capital baiana, e com isso, possam ter incentivos para se apresentarem nos concursos.

"Trata-se de uma pauta importante da Federação Baiana das Quadrilhas Juninas (FEBAQ), que foi abraçada pelo nosso mandato, para que possamos manter viva essa manifestação da nossa cultura!", disse o parlamentar em seu perfil do Instagram.

A partir de agora, o movimento junino de Salvador terá políticas públicas municipais exclusivas. Toda ajuda é bem vinda! Que de 2026 em diante não aconteça mais casos como o da Forró do ABC, por exemplo, que deixou de ir representar Salvador e a Bahia em um concurso nacional, por falta de patrocínio para custear a viagem.

Que ventos fortes soprem a favor das juninas de nossa capital, que já teve dezenas de grupos e esse ano, só quatro participaram dos concursos: Capelinha do Forró, Forró do ABC, Forró Mandacarú e Imperatriz do Forró.

A Forró Asa Branca participou esse ano apenas de eventos corporativos e apresentações. Volta aos concursos ano que vem.

As infantis, onde se formam as novas gerações de brincantes, só duas estão na ativa, a Germe da Era e a Forró do Luar, que vão para as quadras na raça e na coragem todo ano.

exclamção leia também