O bairro de Sussuarana também celebra suas pérolas negras com o concurso "Noite da Beleza Negra", cuja 12° edição será realizada neste sábado (6), às 19h, no Capdever, na Rua Manuel Bispo, n°54, Novo Horizonte, com entrada gratuita.
Candidatos (as) a partir de 12 anos disputarão as categorias de Princesa, Príncipe e Rainha Odara. O projeto é pilotado pelo Coletivo Negritude Sussuarana, em parceria com o Núcleo Artístico de Favelas (NAF), Centro de Direitos Humanos Franco Pellegrini (CEDHU) e Centro de Pastoral Afro Padre Heitor Frisotti (Cenpah), que formam a Rede Sociocultural de Favelas.
O objetivo do campeonato é valorizar a beleza, cultura e identidade da comunidade negra local. Os vencedores representarão suas comunidades durante um ano, em eventos culturais e outras atividades que enalteçam a negritude. Os prêmios para a majestade e as altezas chegam a R$ 5 mil. Nada mal, hein?
Danubia Santos, coordenadora do Coletivo Negritude Sussuarana e idealizadora do evento, destaca a importância da ação.
"Este é um momento de celebração e reconhecimento da beleza e representatividade negra. Além disso, é nossa contribuição para a desconstrução do processo histórico cruel que enfrentamos. Nossos antepassados também foram parte da nobreza, promovendo nosso empoderamento e autoestima".
A programação prevê dança, música e arte afro-brasileira, com público esperado de 500 pessoas.
O corpo de jurados é formado por personalidades do cenário nacional e internacional, como Camila Morena, rainha do bloco Malê Debalê, e o professor de dança da Universidade da Flórida, Augusto Soledade.