
Ela nasceu no Dia Internacional da Mulher e desde então não parou de fazer história. Neusa Borges, atriz e cantora, símbolo de talento, resistência e brasilidade, é a grande homenageada da 8ª edição do 'Festival Lugar de Mulher é no Cinema', que acontece de 23 a 27 de julho de 2025, em Salvador (BA). Uma celebração à sua trajetória de 68 anos de arte viva, pulsante e necessária nos palcos e nas telas do Brasil.
Leia Também:
Toda a programação é gratuita e distribuída entre três espaços culturais da capital baiana: o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), o Espaço Boca de Brasa Centro e o Boca de Brasa 360, no Subúrbio.
Natural de Florianópolis (SC) e baiana de coração e adoção, pois recebeu no legislativo municipal e estadual respectivamente os títulos de "Cidadã Soteropolitana" e "Cidadã Baiana", Neusa começou sua carreira como cantora, nos anos 1950, em São Paulo. Estreou na televisão em 1968, com a novela Beto Rockfeller, revolucionária na teledramaturgia brasileira, e logo depois brilhou nos palcos com o musical Hair. De lá pra cá, sua presença se tornou constante e inesquecível para o público: de Escrava Isaura (1976) a mais de 100 personagens em novelas, filmes, minisséries, peças e especiais. Em 2023, foi consagrada no Festival de Cinema de Gramado como Melhor Atriz Coadjuvante por Mussum, O Filmis, reafirmando sua força e relevância no audiovisual brasileiro.