
O deputado federal baiano Zé Neto (PT), sob a justificativa de que “a música gospel ocupa um espaço singular na cultura nacional, unindo arte e espiritualidade na vida de milhões de brasileiros(as)”, protocolou um projeto de indicação na Câmara dos Deputados, sugerindo ao Ministério da Cultura a implementação de políticas públicas de incentivo para este gênero.
A iniciativa visa contemplar, entre outras medidas, a criação de linhas de apoio financeiro e mecanismos de fomento voltados à produção musical gospel, incluindo gravações, eventos e turnês, permitindo sua ampliação e profissionalização.
Zé Neto, que esteve com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o coordenador do "Canta Bahia" – maior evento gospel do estado -, Heber Santana, e o produtor cultural Nau Santana, em Brasília, para tratar de ações bem-sucedidas nesta área do entretenimento evangélico, argumentou ainda que “diante da relevância deste gênero, tanto no aspecto cultural quanto no social e econômico, se faz necessário que o poder público adote medidas que assegurem seu fortalecimento e desenvolvimento”.
“Para além da oração, harmonização, paz e encontro com Deus, a música gospel gera empregos, fomenta atividades culturais em diversas regiões do país, especialmente na Bahia, com o "Canta Bahia", realizado pelo Governo do Estado, e o "Canta Feira", que tem apoio do nosso mandato, através de emenda parlamentar, e também promove a inclusão ao oferecer oportunidades para artistas e profissionais do setor. Seus eventos e produções movimentam a economia criativa e incentivam a inovação artística dentro de um segmento em constante crescimento”, destacou o parlamentar.
“Trata-se de uma expressão que transcende o âmbito musical, promovendo valores como fé, esperança e solidariedade, contribuindo significativamente para a coesão social e o bem-estar de inúmeras comunidades”, afirmou.
Bacana a iniciativa! Que o MinC abrace a ideia abençoada!