26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Quebradeira

Novidades - 21/05/2024, 06:10 - Adan Nascimento

Mudanças na Parada LGBT+ da Bahia: novo nome, circuito e honraria

Evento agora se chama "Orgulho LGBT+ Bahia" e será realizado no o circuito Dodô (Barra/Ondina)

Marcelo Cerqueira, Maurício Bacelar e Luiz Mott durante a abertura da Semana da diversidade em Salvador em 202, no museu do Ipac
Marcelo Cerqueira, Maurício Bacelar e Luiz Mott durante a abertura da Semana da diversidade em Salvador em 202, no museu do Ipac |  Foto: Divulgação

O Grupo Gay da Bahia (GGB) anunciou uma série de mudanças na Parada LGBT+ da Bahia, a partir da 21ª edição, que acontece em Salvador no dia 8 de setembro. Para começar, o evento terá novo nome: "Orgulho LGBT+ Bahia"; e será realizado em novo local: deixa o circuito Osmar Macedo (Campo Grande/Avenida) e muda estrategicamente para o circuito Dodô (Barra/Ondina).

O ritual de entrega da honraria para as madrinhas e padrinhos também mudará. Os homenageados do ano anterior passará a faixa para os desse ano, simbolizando continuidade e renovação do compromisso com a causa LGBT+.

A coluna perguntou a Marcelo Cerqueira, presidente do GGB, quem será a madrinha desse ano, que sempre gera curiosidade popular, e ele apenas revelou que "serão quatro!", sem dar nomes.

Antes do 21º Orgulho LGBT+ da Bahia, em 8 de setembro, ocorrerá a VIII Semana da Diversidade Cultural de Salvador, de 2 a 8 de setembro.

Valorização e reconhecimento

A mudança do nome da "Parada LGBT+ Bahia" para "Orgulho LGBT+ Bahia" busca reforçar a valorização e o reconhecimento da diversidade sexual e de gênero, destacando o orgulho das identidades LGBT+ de ser e viver.

“Nessa edição, voltamos a origem de tudo! Passaremos adotar a palavra Orgulho que significa 'Pride' em inglês”, declarou Cerqueira.

A mudança de local também foi explicada pela entidade: "Visa atender melhor aos jovens e incluir o evento de forma mais significativa no calendário turístico da cidade, ativando esse fluxo para atrair mais visitantes e elevando Salvador como cidade inclusiva, acolhedora e a Bahia um destino da diversidade. A entidade está trabalhando na produção de um roteiro de cinco dias para o turista de lazer 'Vem Salvador LGBT', abordando sol e mar, vida noturna, gastronomia e locais da cidade que vale a visita, detalhou.

""A mudança do evento do Centro pra Barra também visa atrair mais jovens e mais turistas para a cidade. A nova localização oferece uma estrutura mais adequada para a realização do Orgulho, proporcionando maior visibilidade, acessibilidade e segurança para os participantes", completou Marcelo Cerqueira.

exclamção leia também