27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Quebradeira

É Carnaval - 20/02/2025, 06:10 - Adan Nascimento

Juliana Ribeiro homenageará as musas da folia de todos os tempos

Samba de roda e 40 anos do axé também serão lembrados

Cantora, compositora e historiadora, Juliana Ribeiro
Cantora, compositora e historiadora, Juliana Ribeiro |  Foto: Divulgação

A cantora, compositora e historiadora, Juliana Ribeiro, marcará presença no Carnaval de Salvador com o show inédito “AS CARNAVALESCAS: a folia de rua das empoderadas”, no domingo de folia momesca, dia 2 de março, às 17h no Largo Tereza Batista (Pelourinho) e na Mudança do Garcia, a bordo de um micro-trio, na segunda-feira, dia 3 de março, às 10h.

A artista apresentará seu show brincante, levando o público ao Carnaval de rua protagonizado por artistas mulheres ao longo da história. Juliana vai apresentar a diversidade das cantoras, seus estilos, regiões, musicalidades, seus tempos e canções imortais que embalaram a Festa de Momo desde o século XIX até os dias atuais.

Nomes como Chiquinha Gonzaga, Carmen Miranda, Emilinha Borba, Maria Alcina, Baby do Brasil e Novos baianos, Bloco Afro Ilê Aiyê, Gal Costa, Amelinha, Sarajane, Margareth Menezes fazem parte desse set list festivo e cheio de memórias afetivas.

No palco e no trio, um repertório plural trazendo marchas, frevos, carimbós, sambas enredos, samba de roda, galopes e o samba-reggae baiano. Idealizado por Juliana, a proposta visa dar visibilidade às mulheres que marcaram todos os Carnavais com seus papeis de vanguarda como intérpretes, instrumentistas e compositoras.

Suas composições “Lição de Vida”, “ELLA” não podem faltar, assim como sua releitura de Elza Soares em “180”. A presença da guitarra baiana de Morotó Slim dará um toque especial na homenagem aos 40 anos do Axé Music, como na música “Vassourinhas”, composta em 1909 por Joana Batista Ramos, pernambucana negra silenciada por décadas na história da música popular.

Além disso, Juliana fará uma homenagem ao Patrimônio Imaterial do Samba de Roda, com uma Roda de Umbigada no centro do show. “Um show brincante, cheio de memórias afetivas para dançar, cantar e viver a fantasia do carnaval nas praças do Pelourinho, baseado numa pesquisa musical cuidadosa. É um projeto inovador, com proposta musical exclusiva, trazendo à tona o protagonismo feminino na festa momesca ao longo da história”, disse a artista.

exclamção leia também