Mais do que um ritmo musical, o reggae é um movimento sobre se conectar com suas raízes. Buscando uma conexão com o passado, o cantor baiano Duda fez uma viagem para a Jamaica, país que foi o berço desse gênero musical. Como forma de celebrar o Dia Nacional do Reggae, que acontece no dia 1º de julho, o artista gravou uma música nova na terra do lendário Bob Marley.
Mais Uma Vez é a nova produção de Duda e já está disponível nas plataformas digitais. Escute:
Além da música, o artista também gravou um clipe musical. “Essa nova canção simboliza um novo capítulo e uma renovação de esperanças para mim”, contou Duda em entrevista ao MASSA!.
História com o grupo Diamba e paixão pelo reggae
O artista explodiu no mercado com a banda Diamba, da qual foi líder por quase 30 anos. Agora em carreira solo, Duda encabeça novos projetos na sua trajetória musical.
Apaixonado por reggae, ele conta que a admiração pelo ritmo aconteceu à primeira vista.
“Desde a primeira vez que eu ouvi, senti uma conexão profunda com as letras e a vibração do som”, relembrou. Por ter sido gravado na Jamaica, o novo lançamento tem uma energia diferente de tudo o que o baiano havia gravado até então.
“Diferente de outras produções, esse single e clipe foram gravados em um ambiente que respira reggae, o que trouxe uma vibração única e genuína”, detalhou.
O baiano também aponta que Mais Uma Vez fala muito sobre sua própria jornada. “A produção tem uma autenticidade e uma profundidade que refletem o momento atual que estou vivendo, que é completamente novo e único”, completou.
O novo hit foi gravado no Tuff Gong, estúdio onde Gilberto Gil gravou algumas músicas do álbum Kaya N'gan Daya. A gravadora foi criada por Bob Marley, fazendo com que a experiência tenha sido ainda mais especial.
"A energia do lugar é indescritível e estar no mesmo espaço onde Bob Marley criou tantas músicas foi inspirador”, definiu Duda. Porém, não foi só este lugar que fez o baiano sentir essa conexão com o lendário cantor.
Bob Marley foi um dos responsáveis por despertar em Duda a paixão pelo reggae.
A viagem para a Jamaica serviu como uma forma de entender mais sobre o trabalho do autor de Exodus.
“A espiritualidade que vivi na Jamaica me fez sentir mais próximo de Bob Marley e de tudo o que ele representava. Foi como se eu pudesse entender mais profundamente suas mensagens”, definiu.
Experiências na Jamaica
Além de uma oportunidade para expandir suas experiências profissionais, a viagem para a Jamaica foi lotada de surpresas para Duda.
A surpresa ao desembarcar no novo país foi grande, mas seguida de uma enorme felicidade. “Foi uma experiência transformadora. O choque cultural foi significativo, mas enriquecedor, pois me permitiu ver o reggae de uma perspectiva completamente nova”, relatou.
Segundo ele, uma das principais diferenças entre a Jamaica e o Brasil é o modo como cada população tem um ritmo de vida diferente.
“Enquanto a Jamaica tem uma forte influência do reggae em seu cotidiano, o Brasil é uma mistura de diversos estilos musicais e culturais”, pontuou. Apesar dele já estar retornando para Salvador, o artista garante que sua passagem pela terra do reggae causou transformações positivas nele.
“Me trouxe uma nova perspectiva sobre a música e a vida, me permitindo me reconectar com a essência do reggae de uma maneira única”, finalizou.
*Sob a supervisão do editor Jefferson Domingos