
Primeiro bloco afro do Brasil, o Ilê Aiyê emplacará mais uma turnê internacional nesse segundo semestre. "O Mais Belo Dos Belos", embarca esse mês para turnê nos EUA, passando por cinco grandes cidades do país.
No dia 31 de agosto, o "Charme da Liberdade" tocará em Nova York, e, entre 1° e 10 de setembro, fará shows em Williamsburg (Virgínia), Washington (D.C.), Miami (Flórida) e Salisbury (Maryland).
Em algumas cidades norte-americanas, além dos shows, serão realizados workshops e masterclasses com a Band’Aiyê, proporcionando ao público uma imersão na musicalidade e na tradição afro-brasileira.
No dia 31 de agosto, o Ilê Aiyê se apresenta no SummerStage Central Park, em Nova York, um dos festivais de música ao ar livre mais prestigiados do país. Já no dia 1º de setembro, o grupo cultural realiza workshops de percussão e dança em Williamsburg, na Virgínia, onde o show acontece no dia 2, no Glenn Close Theatre.
Nos dias 3 e 4 de setembro, as oficinas divulgam a cultura afro em Washington, D.C., na Howard University, onde o espetáculo do bloco toma conta do palco do Howard Cramton Auditorium, no dia 5, seguindo para apresentação em Miami Beach Bandshell, no dia 6 de setembro. A parada seguinte é em Salisbury, Maryland, com workshop no dia 9 e show no dia 10 do mesmo mês, na Salisbury University.
Muito mais do que um show, a apresentação do Ilê Aiyê é uma celebração da cultura afro-brasileira, que encanta pela força do canto, pela beleza da dança afro, pela percussão que emociona e por levar ao palco elementos que marcaram a luta do povo negro contra o racismo no Brasil e no mundo.
Antes de o Ilê Aiyê desfilar pela primeira vez nas ruas do Carnaval de Salvador, em 1974, o povo negro escondia sua beleza e sua identidade para se encaixar em padrões impostos pela sociedade. O surgimento do bloco marcou uma virada histórica, reafirmando o orgulho negro e abrindo caminhos para a valorização da cultura afro-brasileira. Desde então, o Ilê Aiyê se tornou um símbolo de resistência e inspiração, levando sua mensagem de empoderamento e ancestralidade para além das fronteiras do Brasil.
A potência da trajetória do Ilê Aiyê invade o palco e o coração do público com elementos cênicos e passos de dança que, embalados pelo samba-afro, transformam o espetáculo em uma explosão de cores e movimentos. A história de resistência do bloco é revisitada pela plateia, que é convidada a dançar e cantar, ao mesmo tempo em que entra em contato com a performance estética e ancestral de um dos ícones mais emblemáticos da luta racial mundial.
Programação completa:
31/08 – Nova York (NY): Show no SummerStage Central Park
01/09 – Williamsburg (VA): Workshops de percussão e dança
02/09 – Williamsburg (VA): Show no Glenn Close Theatre
03 e 04/09 – Washington, D.C.: Oficinas na Howard University
05/09 – Washington, D.C.: Show no Howard Cramton Auditorium
06/09 – Miami (FL): Show no Miami Beach Bandshell
09/09 – Salisbury (MD): Workshop na Salisbury University
10/09 – Salisbury (MD): Show na Salisbury University