
A segunda edição do Festival Nacional de Artesanato na Bahia - FENABA, eleva o patamar cultural e anuncia uma programação grandiosa, com shows gratuitos de Mestrinho, Olodum, Sued Nunes, Geraldo Azevedo e Filhos de Jorge, que fará a Arena Fonte Nova vibrar, de 9 a 12 de outubro. Sob o tema “Letras e Ritmos: A Sinfonia do Artesanato da Bahia”, o evento, que é 0800, já está em contagem regressiva para promover uma imersão na arte e cultura nordestina para todos os visitantes.
Além das atrações musicais anunciadas, o FENABA também abre espaço para o brilho dos talentos locais, com as apresentações de Graça, Capoeira em Movimento, Laiô, Sertanília, Pedro Pondé e mais. O festival também será palco do stand up com apresentações de Raoni Oliveira, Tiago Banha e Matheus Buente, consolidando o palco como um verdadeiro caldeirão cultural que celebra a diversidade.
Garantindo uma experiência cultural completa, um verdadeiro mergulho na identidade e na potência do artesanato da Bahia, o FENABA vai receber mais de 500 artesãs e artesãos de 17 estados brasileiros, que vão interagir, expor e comercializar peças únicas, que contam histórias e carregam a essência de suas raízes.
Além da exposição, o público também poderá participar de oficinas interativas e painéis enriquecedores, fomentando o conhecimento e a valorização do fazer manual. Em um convite à reflexão e à conexão com as origens, o festival contará com um Espaço Ancestral, um ambiente dedicado a celebrar a memória, as tradições e os saberes que moldam a cultura baiana, oferecendo uma jornada de reconexão e aprendizado.
Pensando em toda a família, o FENABA preparou programações especiais voltadas para o Dia das Crianças, celebrado no dia 12. Com apresentação de Tio Paulinho, atividades recreativas e apresentações lúdicas, os pequenos visitantes terão um espaço de diversão e aprendizado exclusivos. E como outubro é também o Mês dos Professores, o festival fará um momento de homenagem especial a esses educadores, reconhecendo sua importância vital na formação de novas gerações e na preservação de nossa cultura.
Para participar, os visitantes devem levar 1kg de alimento não perecível. O acesso será realizado mediante cadastro rápido e simples, feito previamente para facilitar a entrada e garantir que todos possam aproveitar o festival sem filas.
O FENABA é realizado pelo Governo da Bahia através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), e em parceria com o Instituto Convida, Instituto Curupira e o Instituto Brasileiro do Desenvolvimento do Esporte e Cultura (IBDE).
Importante: Para garantir que todos possam aproveitar o festival sem filas e com o máximo de conforto, o pré-cadastro é fundamental e as vagas são limitadas. Deve ser realizado através do site oficial: