25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Quebradeira

Nova geração - 22/04/2025, 07:00 - Adan Nascimento

Flor Gil, neta de Gilberto Gil, lança primeiro álbum, passeando da MPB ao indie

Álbum é formado por músicas cantadas em inglês e português

Flor Gil, cantora e compositora
Flor Gil, cantora e compositora |  Foto: Matheus da Rocha Pereira / Divulgação

Flor Gil, cantora e compositora de apenas 16 anos, neta do astro baiano Gilberto Gil, está em tempo de divulgação do 'Cinema Love', seu álbum de estreia que traz sonoridade que vai da MPB ao indie.

A novinha do clã Gil conta com as participações especiais em seu primeiro disco: Vitão, Maro, Carol Biazin e faixa com letra assinada pelo avô famoso.

Com uma infância entre Nova York e o Rio de Janeiro, o contato de Flor com os palcos vem desde os primeiros passos, numa família amante de música e o violão sempre presente.

'Cinema Love' já está disponível em todas as plataformas digitais, contendo nove faixas ricas em detalhes de instrumentos e sintetizadores.

A saudade, a descoberta do amor e o desejo de se aventurar pelo sentimento são a base do que a artista quer compartilhar em seu primeiro trabalho. Confissões e declarações formam um compilado de músicas que se apresentam, de maneira cinematográfica, como a verdadeira trilha sonora da adolescência de Flor Gil.

“Eu passei por muitas coisas que me ajudaram a crescer e amadurecer nesses dois últimos anos. Este disco representa uma paixão por outras pessoas e outras coisas, mas também uma paixão por mim mesma”, afirma Flor.

O álbum é formado por músicas cantadas em inglês e português. A dualidade de idiomas, além de ter sido algo natural no processo de criação do disco e parte direta das influências de Flor, é também um reflexo de sua formação pessoal.

Nascida em Nova York, a artista cresceu em meio às turbulências e o campo cultural de uma das metrópoles mais populosas do mundo, mas também guarda muitas memórias das belezas e tropicalidades do Rio de Janeiro junto de sua família.

Esses cenários inspiraram uma sonoridade que cria a sensação de “suave urbano”: produção atual e moderna para os moldes da cultura pop, mas que não deixa de ter texturas clássicas e nostálgicas que carregam a calmaria de outros períodos da música.

Referências musicais

Artistas como Lana Del Rey, Billie Eilish e seu próprio avô, Gilberto Gil, são algumas das referências musicais de Flor Gil no disco, gravado nos Estados Unidos, Brasil e Portugal.

Neste álbum, Flor Gil trilha seu próprio caminho e mostra que sua maturidade musical a mantém com os pés no chão.

'Cinema Love' documenta os anos recentes de sua vida e mostra que o amor é o guia — e a trilha sonora — de seus horizontes daqui para frente. “O sentimento do amor e da paixão me inspiram como pessoa, como artista e como ser humano. O amor me guia, me faz querer criar coisas bonitas e me inspira diariamente”, completa Flor.

exclamção leia também