23º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Quebradeira

Femadum - 02/12/2025, 05:30 - Adan Nascimento

Festival de Música do Olodum terá três dias de programação no Pelô

Evento terá vasta programação

Tambores ecoarão no Pelourinho
Tambores ecoarão no Pelourinho |  Foto: Divulgação

O Festival de Música e Artes Olodum - FEMADUM 2025 retoma as atividades em dezembro com três dias de programação no Centro Histórico de Salvador. A segunda fase começa na sexta-feira, 5 de dezembro, segue no sábado, 6, e termina no domingo, 7, reunindo cortejos, apresentações percussivas, shows convidados e a finalíssima do Festival de Músicas. Neste ano, o evento homenageia Chiquinha Gonzaga e Tia Ciata com o tema “Celebrando a Mulher Negra na Música Brasileira”.

No dia 5, a programação tem início com o Batuque Obirim – Mulheres de Tambor, que sai pelas ruas do Centro Histórico e segue até o Cruzeiro de São Francisco. Em seguida se apresentam Mulherada, Didá, Mulheres do Olodum e Mulheres do Malê. Logo depois, o Largo do Pelourinho recebe a Orquestra Afrosinfônica com a sinfonia “Ó Abre Alas Que Eu Quero Sambar”, homenagem às matriarcas da música brasileira, com participação de Ayana Amorim e tributo à Dama do Samba na Bahia, Gal do Beco.

No sábado, 6 de dezembro, a partir das 13h, o Largo do Pelourinho recebe a Banda Olodum Mirim, seguida da Banda Percussiva Olodum. O palco recebe o grupo Original D’Sal e a Banda Percussiva volta com convidados, entre eles Tati Brito. Às 15h ocorre a finalíssima do Festival de Músicas FEMADUM 2025, seguida do show da banda Adão Negro. A programação segue com a Banda Percussiva e convidados.

No domingo, 7 de dezembro, também a partir das 13h, o Largo do Pelourinho abre o evento Variação de Ritmos, seguido da fala de abertura e agradecimentos. A Banda Percussiva Olodum retoma ao palco com convidados para realizar a premiação dos vencedores do Festival de Música. Às 14h, sobe ao palco á atração internacional direto da Guine Bissau, Ramiro Naka, e na sequencia ocorre a performance de percussão, cantores e convidados, incluindo Ayana Amorim. A Banda Show Olodum faz o encerramento.

Criado pelo Bloco Afro Olodum, o FEMADUM consolida-se como o maior festival de música afro-latino-americano organizado por uma entidade civil, reunindo arte, formação e valorização da criação musical afro-baiana no coração do Pelourinho.

exclamção leia também