27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Quebradeira

Confira a coluna desta quarta - 11/10/2023, 06:00 - Adan Nascimento - Atualizado em 11/10/2023, 09:55

Escola de samba carioca define o samba-enredo em homenagem ao Ilê Aiyê

União do Parque Acari escolhe a canção que apresentará na Marquês de Sapucaí pelos 50 anos do bloco afro

Carlos Eduardo, presidente da União do Parque Acari, e Vovô,  presidente do Ilê Aiyê
Carlos Eduardo, presidente da União do Parque Acari, e Vovô, presidente do Ilê Aiyê |  Foto: Divulgação

A agremiação carioca União do Parque Acari revelou o samba-enredo vencedor que apresentará durante a estreia na Marquês de Sapucaí no Carnaval de 2024. A escola de samba do Complexo do Acari confirmou a parceria de número 5, dos compositores Jorginho Moreira, Alexandre Reis, Márcio de Deus, Professor Laranjo, Gigi da Estiva, Binho Araújo, Jr. Professor, Madalena, Odmar do Banjo, Raphael Krek e Telmo Augusto, campeão do concurso. [Escute o samba e leia a letra abaixo]

A escola será a primeira a desfilar na Série Ouro. O enredo será uma homenagem aos 50 anos do Bloco Ilê Aiyê, o primeiro bloco afro do Brasil, enredo desenvolvido pelo carnavalesco André Tabuquine.

A escolha desse enredo promete trazer uma abordagem rica e culturalmente significativa para o Carnaval de 2024. O Bloco Ilê Aiyê desempenhou um papel crucial na promoção da cultura afro-brasileira e na celebração da diversidade, tornando-se um ícone importante no cenário cultural do país.

Reconhecido como patrimônio da cultura da Bahia, o bloco foi fundado por Antônio Carlos, o Vovô, em 1º de novembro de 1974, no Curuzu, bairro da Liberdade, em Salvador, e tem como objetivo lutar contra o racismo, além de dar representatividade às raízes africanas, divulgando a arte em geral, como a música e a dança.

Entusiasmado com o resultado, Raphael Krek, um dos compositores, declarou: "Todos estávamos muito ansiosos. A escola recebeu belíssimos sambas, pois escolheu um enredo maravilhoso e que com certeza irá brilhar grandemente na abertura dos desfiles da Marquês de Sapucaí. Ficamos muito honrados e felizes em sermos contemplados com a vitória".

Com o samba-enredo definido, o União do Parque Acari está determinado a criar um desfile inesquecível, que prestará uma justa homenagem a essa história e legado extraordinários. Com a energia e o comprometimento de sua equipe, a escola de samba promete emocionar o público e deixar uma marca indelével no Carnaval 2024.

Confira a letra do samba-enredo:

O brilho do luar africano
Ilumina a brancura da paz
Na sagrada Bahia
Nação herdeira dos ancestrais
Negritude, joia do saber
Na visão do bem querer, a liberdade
Por igualdade contra o ato vil
Nasce o primeiro bloco afro do Brasil
O mais belo dos belos, tem o seu valor
No carnaval de Salvador

Ajeita o "black", o rastafari, as tranças vão "bailar"
E veste a bata colorida pra lutar
Senzala de barro preto, carregada de axé
Firma o ponto pros voduns... A fé

Desce a ladeira do Curuzu
Abençoada por mãe Hilda Jitolú
Entoa o canto sideral
São cinquenta anos de legado cultural
Ê Deusa do ébano, é noite de beleza negra
No Rio de Janeiro ressoa o tambor
Pro orgulho de Vovô
Que bloco é esse? Lindo de se ver
Não me pegue não, deixe eu curtir o Ilê

Canta Parque Acari, meu maior tesouro
Cintilar teu pavilhão, é ouro
Vem no toque do ijexá, hoje vai ter xirê
Para homenagear o bloco Ilê Aiyê

Solange Almeida é a nova sergipana do pedaço!

A cantora baiana Solange Almeida recebeu, na última segunda-feira, o título de ‘Cidadã Sergipana’ na Assembleia Legislativa do estado.

Solange Almeida recebe título de Cidadã Sergipana
Solange Almeida recebe título de Cidadã Sergipana | Foto: Reprodução

A proposição do título partiu do deputado estadual Neto Batalha. Sol tem uma relação forte com os sergipanos. Na década de 90, morou em Aracaju e Itabaiana.

Ontem, na Praça de Eventos da Orla de Atalaia, a forrozeira gravou novo DVD ao vivo, com participações de Léo Santana, Hungria, Ferrugem, Guilherme & Benuto, Raphaela Santos e Mari Fernandes. Na foto, Sol posa com o certificado ao lado do produtor de eventos e empresário artístico Téo Santana .

Festival de Verão Salvador 2024

A 23ª edição do Festival de Verão Salvador vai rolar no Parque de Exposições, nos dias 27 e 28 de janeiro de 2024. As estrelas Iza e Daniela Mercury são as primeiras atrações confirmadas na festa, organizada pela Bahia Eventos, com direção artística de Zé Ricardo.

O maior festival de música do verão brasileiro terá como mote ‘Viva de novo esses encontros’, tema que já é um spoiler de que a fórmula utilizada na edição deste ano, com encontros inéditos e multigeracionais entre artistas de vários gêneros musicais - que agradou o público e a crítica -, será repetida!

exclamção leia também