25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Quebradeira

QUEBRADEIRA - 15/01/2025, 06:30 - Adan Nascimento

Dão Black recebe o Ilê Aiyê para celebrar a cultura afro-brasileira no 'Baile Noite Preta'

Evento vai rolar no dia 17, às 22h, na Casa Rosa, no Rio Vermelho

Cantor e compositor Dão Black
Cantor e compositor Dão Black |  Foto: Divulgação

O cantor e compositor Dão Black realiza pelo sexto ano o 'Baile Noite Preta', dia 17, às 22h, na Casa Rosa, no boêmio bairro do Rio Vermelho. O projeto, concebido com a intenção de celebrar a cultura afro-brasileira por meio da fusão de ritmos e sonoridades, contará com a participação especial do bloco afro Ilê Aiyê.

Reconhecido por sua versatilidade e referências à black music, Dão prepara uma experiência musical que ressignifica a tradição do samba, unindo suas células rítmicas a batidas eletrônicas. O público será levado a uma viagem pelos diversos estilos do gênero, como samba de roda, samba funk, samba rock, samba canção, samba soul, partido alto e até samba reggae, tudo com um toque contemporâneo e influências do rock and roll.

Com uma trajetória que remonta aos anos 2000, Dão Black é hoje um dos maiores expoentes da música preta baiana. Sua carreira é marcada pela inovação, pela autenticidade e por apresentações que encantam tanto dentro quanto fora da Bahia. De acordo com o artista, o Baile Noite Preta nasceu para ser um espaço onde a cultura negra, os ritmos e as danças possam ser expressadas de maneira livre e identitária.

“Quando comecei a pesquisar sobre música negra no mundo, me inspirei inicialmente na música negra produzida nos anos 70, nas bandas de soul music norte-americanas, nas bandas de funk, de reggae, nos ritmos baianos e no samba duro.

Então, comecei a mesclar esses ritmos com a música percussiva de Salvador, com o ijexá que é pulsante na nossa musicalidade. Foi dessa pesquisa que se originou o meu primeiro disco e seguiu influenciando minha carreira até chegar no Baile Noite Preta”, destaca Dão.

Para completar a experiência do evento, o Afrochefe Jorge Washington, conhecido por aliar a gastronomia à cultura afro-brasileira, estará presente com a Tenda do Afrochefe. No espaço, o público poderá saborear pratos autênticos da culinária afro-baiana.

O Baile Noite Preta é patrocinado pela Bahiagás e reafirma o compromisso com a valorização da cultura e da identidade afro-brasileira.

exclamção leia também