25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Quebradeira

Aprenda música africana no Pelô! - 11/07/2024, 06:30 - Adan Nascimento

Curso de música africana 'Vivências em Músicas de M'bira' abre inscrições

As aulas acontecem aos sábados, das 14h às 16h, entre julho e setembro

Professor Thon Nascimêmtos
Professor Thon Nascimêmtos |  Foto: Divulgação

A Casa do Carnaval, no Pelô, está com inscrições abertas para o curso de música africana intitulado "Vivências em Músicas de M'bira", que promove três meses de imersão na musicalidade ancestral a partir do m'bira (pronuncia-se imbira), instrumento típico da África Austral.

As aulas acontecem aos sábados, das 14h às 16h, entre julho e setembro, com custo mensal de R$ 80. As inscrições podem ser feitas por meio do link ou a partir do perfil @mbira.brasil, onde o público encontra mais informações sobre o projeto.

Quem ministra as aulas é o músico baiano Thon Nascimêmtos, que acolheu o instrumento como tema de sua pesquisa de doutorado em Música, Cultura e Sociedade, em andamento na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A ancestralidade africana também foi sua inspiração em dois cursos de mestrado: Etnomusicologia, pela Ufba (Universidade Federal da Bahia) e Ensino em Relações Étnico-Raciais pela Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia).

O conteúdo do curso inclui introdução à história da m’bira Nyunga Nyunga; características físicas e acústicas, afinação, e técnicas de execução; tablaturas da m'bira Nyunga Nyunga; aprendizado de canções tradicionais africanas e afro-brasileiras; experimentações sonoro-musicais; desenvolvimento criativo da musicalidade integral; e princípios teórico-musicais (harmônicos, estético-formais) da música de m’bira.

O curso Vivências em Músicas de M’bira é resultado do sucesso do projeto de mesmo nome, que, em maio deste ano, promoveu oficinas em espaços culturais que simbolizam a conexão entre África e Bahia. Além da própria Casa do Carnaval, a ação passou pelo Muncab (Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira) e pela Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), em São Francisco do Conde-BA.

exclamção leia também